Final de ano chegando e nada mais tradicional do que brindar a queima de fogos com um espumante. Mas poxa, tem mesmo que ser com espumante? Todo mundo me olha feio quando brindo o famoso Réveillon com um copo de cerveja. Que tal então a gente dar uma disfarçada nessa cerveja pra que fique mais parecida com a bebida típica da virada? Desde 2018 que tem se falado na tal da Brut IPA, uma variante do estilo que tem a densidade final tão baixa que pode ser equiparada a um vinho seco. Adicionando uma carbonatação alta, temos uma cerveja com carinha de espumante e nosso tão querido aroma de lúpulo! Mas Fred, dá pra produzir Brut IPA em casa? Dá sim, amiguinhos, e hoje eu vou dar umas dicas de como fazê-la.
Mostura
As principais características desse estilo são a clarificação e atenuação.
Na mostura a única diferença que teremos de uma produção normal é usar somente maltes com EBC bem baixos, para assim manter a cerveja bem pálida. Pode montar uma base só de malte Pilsen sem problemas, assim mantém a cerveja clara, neutra e deixa o astro lúpulo brilhar mais forte. É aconselhável fazer uso de whirlfloc pra já começar a ajudar na clarificação.
Fervura
Nessa etapa sugiro fazer uso de hopbags ou hopspiders pra já tirar o máximo de trub possível e caprichar no whirlpool! Já vi casos em que o pessoal usa uma pá presa na furadeira pra ajudar nesse processo, fica por sua conta e risco.
Fermentação
Aqui é o grande pulo do gato. Depois de três a quatro dias de fermentação, deve usar uma enzima para quebrar as cadeias de amido e a levedura continuar atuando. Você consegue encontrar nos brewshops a Endozym AGP120 e a Attenuzyme Pro com certa facilidade. Cerca de 1 a 2 ml por 20 litros de cerveja é mais que o suficiente.
Com a enzima aplicada mantenha sua fermentação por mais 2 semanas ou até sua FG descer abaixo de 1.000. Isso mesmo, queremos uma cerveja mais leve que a água! Chegando a esse valor, siga com seu dryhop, novamente recomendo o hopsipder ou hopbag. E aqui fica uma dica polêmica: usar gelatina sem sabor pra ajudar na sedimentação. Tem gente que não gosta, eu uso e acho que nesse caso vai ajudar bastante.
Envase
Pra fechar com chave de ouro, faça sua carbonatação acima do que normalmente usa para suas IPAs e voilá!
Estamos prontos para brindar o fim de 2021 bebendo uma cerveja na taça!