Equipamentos para fazer cerveja
in

Equipamentos para fazer cerveja: tipos de panelas

No post passado dei dicas de como escolher a forma de aquecer seu mosto. Mas precisamos saber onde colocá-lo antes de aquecer, não é mesmo? Então agora vamos continuar falando sobre equipamentos para fazer cerveja, mas sobre os tipos panelas. “Fred, preciso de alguma panela especial pra fazer cerveja em casa?” A resposta mais rápida é “não”, mas vamos explicar um pouco o porquê e trazer algumas sugestões.

Caixa térmica

Equipamentos para fazer cerveja

Acreditem, é muito comum nos EUA se fazer cerveja dentro de caixas térmicas. A questão é que para isso precisamos entender que o mosto não passará pela fervura. Por lá são comuns os kits de extrato de malte já lupulados. Basicamente, você vai misturar seu “Tang sabor cerveja” na água e adicionar fermento.

Se quiser fazer all grain na caixa térmica, com ajuda de um saco pra grãos e um mergulhão de qualidade, é possível desde que produza levas pequenas, com cerca de 10 litros.

Panela de Alumínio

Equipamentos para fazer cerveja

Essa é a opção mais comum para o cervejeiro. Tem um excelente preço, vendida em lojas de hotelaria e culinária e pode-se encontrar com facilidade nos mais diversos volumes. A desvantagem é que com o tempo elas escurecem e amassam com mais facilidade.

Panela de Inox

Equipamentos para fazer cerveja

Lindas, resistentes, mais fáceis de higienizar, esses recipientes podem ser comprados nos mesmo locais que os de alumínio, porém são mais caros e levam mais tempo para aquecer. Outra desvantagem é que se você resolver instalar uma torneira, devido à sua resistência, será bem difícil furar em casa.

E por falar em torneira, há mesmo a necessidade de torneira na panela de cerveja? Bom, há necessidade de um carro ter parabrisas? Ele funciona sem, correto? Mas não será nem um pouco fácil dirigir com o vento batendo direto no seu rosto. Se sua panela não tiver torneira, você pode fazer transferência por uma jarra por exemplo, mas isso será bem chato…

A questão é que não há nada de realmente especial na torneira, sendo muitas vezes usadas torneiras de jardim mesmo. Então, voltando à época do MacGyver, é bem possível comprar qualquer panela, abrir um furo nela com uma broca e encaixar uma torneira. Agora, caso você não tenha ferramentas para isso ou preferir evitar a fadiga, os brew shops vendem a panela com a torneira já instalada.

E volto a lembrar da regra de três. na hora de escolher seus equipamentos para fazer cerveja, vejam quanto podem gastar, qual o volume pretende produzir e escolha a melhor panela pra você!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.