equipamento para fazer cerveja
in

Homebrewing: Equipamento para fazer cerveja – aquecimento

Muita gente me pergunta sobre homebrewing qual o melhor jeito de elevar o mosto pra fervura. Se consegue fazer cerveja no fogão de casa, se precisa de um ebulidor pra controlar melhor a temperatura, entre outros questionamentos. Vamos então dar uma analisada nas opções de equipamento que temos para aquecer nosso mosto e escolher aquele que mais vai nos ajudar a fazer cerveja?

Fogão caseiro 

equipamento para fazer cerveja

“Fred, moro em apartamento, não tenho espaço para um fogão industrial, posso fazer cerveja no meu fogão de casa?”. Sim, pode! Tenho certeza que todo mundo aqui já viu a mãe ou a avó fazendo aqueles panelaços de feijoada pro almoço de domingo. A panela maior que o próprio fogão e ele dava conta! 

Os inconvenientes no fogão doméstico é que no nosso caso, como precisamos levantar fervura, pode demorar um pouco mais do que o esperado e, por conta disso, temos que reduzir o tamanho das levas. Se manter sua brassagem na casa dos 10 litros, não há problema em usar um fogão doméstico, principalmente se for daqueles dupla chama.

Fogão industrial

fogão industrial

Essa é a configuração da maioria dos cervejeiros. As vantagens sobre o caseiro é que temos uma chama mais vigorosa para fazer cerveja, o que acelera o aquecimento para início da fervura. Apesar do tamanho avantajado são muito leves, então fica fácil pra levar pro quintal, pra chácara, pra casa do coleguinha. 

Além disso suportam bem o peso de nossas panelas cervejeiras, já que foram concebidos para o uso de grandes panelas mesmo. Desvantagens? Tamanho, necessidade de um botijão de gás (no caso do doméstico pode-se usar o gás encanado) e o fato de ser um gasto a mais, caso não tenha um ainda. 

Ebulidor elétrico

equipamento para fazer cerveja

O famoso mergulhão. Não recomendo o uso dele sozinho, pois cairia no mesmo problema do fogão caseiro, podendo demorar ainda mais – fora o alto consumo de energia elétrica. Mas ele é excelente como complemento pro fogão caseiro! Você pode usar o fogão para o processo de mostura e inserir o mergulhão na sequência para acelerar o início da fervura.

Panela Cervejeira Elétrica

equipamento para fazer cerveja

O sonho de consumo de qualquer cervejeiro. Excelente para controlar precisamente a temperatura e inclusive o tempo de todas as etapas. Normalmente são compactas, sendo bem fácil utilizar até mesmo nos menores apartamentos. Por que não ter uma dessas direto então?

Bom, todos gostaríamos de ter uma Ferrari, não é mesmo? Mas isso tem um custo, não somente na compra mas na manutenção, consumo de combustível, etc… Pense na panela cervejeira como uma Ferrari. Os preços são elevados para se começar e vão representar um gasto extra na conta de luz.

Qual deles vou usar então? Tudo depende de equacionar seu espaço e orçamento. Tendo isso em mãos é a boa e velha regra de três.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

10 cervejas witbier

10 cervejas Witbier que você deve conhecer

rockport brewing

Rockport Brewing e a machadinha da discórdia