rockport brewing
in

Rockport Brewing e a machadinha da discórdia

rockport brewingHannah Jumper, uma costureira solteirona, de 75 anos, marcou de maneira significativa a história da cidade de Rockport, uma antiga vila de pescadores, no estado de Massachusetts.

No dia 8 de julho de 1856, Hannah liderou um grupo de mais de 200 mulheres que invadiram lojas e tavernas e destruíram cada barril ou vasilhame contendo bebida alcoólica (na maioria rum) que pudessem encontrar pela frente. Hannah and the Hatchet Gang (gang da machadinha) foi um dos grupos de abstinência que desencadeou na Lei Seca americana, de 1920 a 1933.

O grupo de Hannah tinha reivindicações justas, já que o consumo excessivo de álcool estava causando transtornos para as famílias na cidade. O problema foi a atitude radical e as consequências.

Para quem acha que polarização é um problema somente dos dias atuais, a disputa sobre a comercialização de bebidas alcoólicas na cidade de Rockport foi parar nos tribunais e o grupo de Hannah Jumper saiu vitorioso. O juiz, na época, decretou a proibição da comercialização de bebidas na cidade. Proibição que durou 149 anos.

Apenas alguns anos atrás, através de um referendo, a população de Rockport conseguiu derrubar a lei e restabelecer a comercialização de bebidas na cidade. Em 2005 foi autorizada a venda em restaurantes e em 2019 em lojas. Ainda hoje existem oito cidades, no estado de Massachusetts, que proíbem a comercialização de bebidas alcóolicas (cidades conhecidas como Dry Towns).

Conheça as 5 cidades mais cervejeiras dos Estados Unidos

rockport brewingEm 2020 nasceu a primeira cervejaria na cidade, a Rockport Brewing Company. O casal  Jordana e Ray Pickup, residentes de Rockport, lançaram algumas cervejas no ano passado e planejam abrir um taproom este ano.

A primeira cerveja foi a Hatchet, uma boa New England Session IPA, com 4,6 % ABV, trigo, aveia e boa dose de lúpulos americanos e australianos.

A machadinha (hatchet) marcou o fim e o reinício da comercialização de bebidas alcoólicas em Rockport. Desta vez, de maneira mais responsável.

 

Beba menos, beba melhor.

Cheers!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

equipamento para fazer cerveja

Homebrewing: Equipamento para fazer cerveja – aquecimento

3 cervejarias do maranhão

3 cervejarias do Maranhão que você deve conhecer