No post passado dei dicas de como escolher a forma de aquecer seu mosto. Mas precisamos saber onde colocá-lo antes de aquecer, não é mesmo? Então agora vamos continuar falando sobre equipamentos para fazer cerveja, mas sobre os tipos panelas. “Fred, preciso de alguma panela especial pra fazer cerveja em casa?” A resposta mais rápida é “não”, mas vamos explicar um pouco o porquê e trazer algumas sugestões.
Caixa térmica
Acreditem, é muito comum nos EUA se fazer cerveja dentro de caixas térmicas. A questão é que para isso precisamos entender que o mosto não passará pela fervura. Por lá são comuns os kits de extrato de malte já lupulados. Basicamente, você vai misturar seu “Tang sabor cerveja” na água e adicionar fermento.
Se quiser fazer all grain na caixa térmica, com ajuda de um saco pra grãos e um mergulhão de qualidade, é possível desde que produza levas pequenas, com cerca de 10 litros.
Panela de Alumínio
Essa é a opção mais comum para o cervejeiro. Tem um excelente preço, vendida em lojas de hotelaria e culinária e pode-se encontrar com facilidade nos mais diversos volumes. A desvantagem é que com o tempo elas escurecem e amassam com mais facilidade.
Panela de Inox
Lindas, resistentes, mais fáceis de higienizar, esses recipientes podem ser comprados nos mesmo locais que os de alumínio, porém são mais caros e levam mais tempo para aquecer. Outra desvantagem é que se você resolver instalar uma torneira, devido à sua resistência, será bem difícil furar em casa.
E por falar em torneira, há mesmo a necessidade de torneira na panela de cerveja? Bom, há necessidade de um carro ter parabrisas? Ele funciona sem, correto? Mas não será nem um pouco fácil dirigir com o vento batendo direto no seu rosto. Se sua panela não tiver torneira, você pode fazer transferência por uma jarra por exemplo, mas isso será bem chato…
A questão é que não há nada de realmente especial na torneira, sendo muitas vezes usadas torneiras de jardim mesmo. Então, voltando à época do MacGyver, é bem possível comprar qualquer panela, abrir um furo nela com uma broca e encaixar uma torneira. Agora, caso você não tenha ferramentas para isso ou preferir evitar a fadiga, os brew shops vendem a panela com a torneira já instalada.
E volto a lembrar da regra de três. na hora de escolher seus equipamentos para fazer cerveja, vejam quanto podem gastar, qual o volume pretende produzir e escolha a melhor panela pra você!