A cerveja Grisette estava fadada aos livros de história se não fosse um recente renascimento do estilo entre as cervejarias americanas. Considerada por muitos como uma sub-categoria da Saison e por outros como um estilo próprio, dentro do guarda-chuva das farmhouse ales, (Saison, Grisette, Bière de Garde e Bière de Noël) as Grisettes tem aparecido, ainda que de maneira tímida, nas prateleiras das melhores lojas.
A Grisette é uma cerveja clara, lupulada, com baixa graduação alcoólica, pequena adição de trigo (por volta de 10% do mosto) e, geralmente, servida fresca. Enquanto as Saisons eram fabricadas no inverno para serem consumidas pelos trabalhadores rurais no verão, as Grisettes eram consumidas pelos trabalhadores das minas de carvão na região de Hainaut, na Bélgica.
Grisette é um nome francês que foi muito utilizado no passado para se referir às mulheres que trabalhavam duro em serviços com pouca especialização, como as tavernas. Daí o nome da cerveja.
Shaun Hill, da Hill Farmstead Brewery, foi um dos pioneiros no estilo e posteriormente foi seguido por outras cervejarias. Entre elas a Battery Steele Brewing e a Honest Weight Artisan Beer.
Inbye – Battery Steele Brewing
Apesar de ter uma dose mais generosa de trigo, essa cerveja manteve-se fiel ao estilo. Baixa graduação alcoólica (4,6%ABV), leve aroma cítrico e final seco.
Depois de vários anos trabalhando na indústria cervejeira, Jacob Condon e Shane Noble montaram a Battery Steele Brewing em 2017 e foram os destaques na revista BeerAdvocate como uma das melhores novas cervejarias daquele ano. O taproom da cervejaria é parada obrigatória para quem visita Portland, no estado do Maine.
Gate 37 – Honest Weight Artisan Beer
Nesta Grisette usaram o trigo sarraceno que proporcionou uma cerveja um pouco mais picante, mas ainda assim bem leve e refrescante. Baixa graduação alcoólica (4,8% ABV). Nota 90 (outstanding) no site BeerAdvocate
Honest Weight Artisan Beer é uma microcervejaria localizada na pacata cidade de Orange, no estado de Massachusetts. Longe de qualquer grande centro comercial, para visitar a cervejaria o ideal é pegar um carro e dirigir sem pressa pelas estradas que cortam as montanhas do Pioneer Valley. De preferência nos meses de outono com a coloração vermelha e amarela das árvores compondo a paisagem.
Cheers!