Foto: ficaativoeviaja.com.br
in

Brasil Cervejeiro: conheça as cervejarias de Goiânia

Bora começar nosso passeio pela região Centro-Oeste desse imenso e cervejeiro Brasilzão. A cidade que escolhi dessa vez é a capital de Goiás, mais especificamente, as cervejarias de Goiânia. E como a coluna é minha, as regras também são e pra mim, Região Metropolitana também vale, por isso nossa viagem começa pela cervejaria Cerveja Colombina, localizada em Aparecida de Goiânia.

Unindo o Cerrado com a cerveja

cervejarias de goiânia
Foto: Instagram oficial da marca.

A família responsável pela história da Colombina já tem tradição na produção de cervejas desde 2001, mas somente em 2011 quando Patrícia Mercês investiu forte no envase em garrafas, foi que o negócio deslanchou de vez.

O apelido de ‘cerveja do Cerrado’ se deu porque a cervejaria tem o costume de adicionar ingredientes típicos da região em suas receitas de cerveja.

E, por falar em ingredientes, temos um rótulo especial com uma receita um tanto inusitada: a Colombina Pit Dog, uma Juicy IPA com adição de abacaxi, milho e batata. Ingredientes adicionais que são bem tradicionais pelos dogs (cachorro quente) da região. Segundo a marca, o milho e a batata aparecem de forma sutil, o astro do rótulo é o abacaxi e os 3 dry-hoppings pelos quais passa a cerveja.

Alguns outros ingredientes que você vai encontrar nos rótulos da Colombina são: seriguela, jabuticaba, cagaita, pimenta bode, castanha de barú e muitos outros!!

A serenata da cidade

cervejarias de goiânia
Foto: Instagram oficial da marca.

Seresta é um dos estilos musicais mais antigos que existem… Com adição de violões, flauta, cavaquinho e outros instrumentos portáteis. E desse nome vem a incrível cervejaria Seresta, que diz “Deixe-se levar por uma sinfonia de maltes, notas marcantes de lúpulo e acordes deliciosamente refrescantes. Saia da janela, levante o seu copo e brinde a Seresta que está chegando. Vamos juntos celebrar o melhor da vida e o melhor de Goiás”.

E aqui também temos rótulos com adição extra de alguns ingredientes, como a Coffee IPA Café S/A, nesse caso temos adição de grão de café do Alto da Serra de Minas Gerais em um lote específico que garante um sensorial único à cerveja. Outro rótulo da marca que vale destaque é sua Weiss com adição de malte defumado e hortelã, segundo a Seresta, o hortelã confere um final deliciosamente refrescante.

Antes de ser Goiânia

cervejarias de goiânia
Foto: Instagram oficial da marca.

A cervejaria Vila Boa foi batizada assim em homenagem ao primeiro nome da capital de Goiás. Das panelas caseiras de 2015 para o primeiro envase em garrafas que aconteceu em 2018, a marca já garantiu medalhas na parede e construiu um bom nome pela região.

E é claro que tem muito de Goiás no DNA da cervejaria e a gente pode conferir isso em seus rótulos, como por exemplo a Cajazipa, que possui adição de cajazinho, fruto típico da região e famoso por ser o suco mais refrescante e comum por lá. E a Blonde Bico, uma curiosa Blond Lager com adição de lima de bico, ingrediente muito aromático e com ‘propriedades medicinais’.

E essa foi mais uma viagem pelo nosso Brasil Cervejeiro, dessa vez passando pelas cervejarias de Goiânia. Que tal você definir nosso próximo destino? Manda sua sugestão!

Cheers!

Brasil Cervejeiro: conheça as cervejarias de Niterói

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.