altbier
in

AmeiAmei

Altbier – uma clássica cerveja alemã!

Como toda boa cerveja alemã a receita da Altbier é simples, objetiva e difícil de se reproduzir pois qualquer erro é facilmente identificado. Leva no máximo três tipos diferentes de maltes, lúpulos da região que passam por um processo de envelhecimento especial e água com características minerais que muitos cervejeiros ao redor do mundo quebram a cabeça para tentar reproduzir. 

Trata-se de uma cerveja de corpo baixo, cor âmbar a acobreado cristalino, teor alcoólico entre 4,5% e 5,5%, bem balanceada entre o amargor certeiro e o malte, de final seco e sem notas frutadas. 

Muitos a chamam de “a IPA dos alemães” devido ao seu alto amargor se comparado com os demais estilos desta escola, mas é necessário atenção redobrada nessa afirmação. Com o sucesso das American IPAs estamos acostumados com lúpulos que remetem a frutas cítricas, mas o amargor da Altbier se distancia destes. 

Se comparada com outros estilos conhecidos, se aproximaria das English IPAs pelo amargor condimentado e herbal mais intenso, além do teor alcoólico e cor bem próximos, mas se diferem nas notas frutadas, na sensação de boca e o corpo mais intenso que da inglesa. As notas tostadas de malte a aproximaria de uma Amber Lager, só que com maior amargor na Altbier. Em comparação com uma Brown Ale, a Altbier apresenta uma menor complexidade de ésteres (aromas frutados). 

Ainda dentro da própria cidade de Dusseldorf existem diferentes tipos de Altbiers sendo produzidas, na Uerige você degusta uma cerveja bem mais amarga deixando as notas do malte em segundo plano. Mais adiante na mesma rua, na Schumacher a receita já fica mais equilibrada entre amargor e dulçor do malte, sendo a nossa favorita por traduzir muito bem o conceito detalhado nos Guias de Estilo. Na Fuschen a Alt apresenta maior foco nas notas de maltes, que lembram um suave caramelo e tostado. 

No Fundo da Prateleira: Altbier

Beber uma Altbier é beber tradição alemã mantida por muito esforço pelas centenárias famílias cervejeiras. Não perca a oportunidade de degustar este clássico!

Camila Marins & Renato Mello do Malte na Mala – Sommeliers e mestres em estilos, especialistas na Escola Alemã e realizam curadoria de experiências cervejeiras.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Clube do Malte

Escrito por Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!