Dark Mild Ale
in

No fundo da prateleira: Dark Mild Ale

Quando se fala em cervejas artesanais o destaque são as variedades de estilos e seus respectivos sabores. Não sei quanto a vocês, mas estou cada vez mais questionando essa variedade. Em qualquer loja que eu entro, sei que, entre as artesanais, quase metade será alguma variação de IPA (NE, West Coast, Session, etc,). No restante encontrarei muitas Porters, Stouts e cervejas de trigo, principalmente Hefeweizen e Witbier. Sabemos que o mercado de Sours está crescendo e ainda temos uma boa variedade de Lagers, mas alguns outros estilos são cada vez mais raros de encontrar. Eu resolvi encarar este desafio e procurar no mercado americano alguns estilos tradicionais que estão caindo em desuso. A primeira cerveja da série “No fundo da Prateleira” é a English Dark Mild Ale.

Dark Mild Ale

Estilo tradicional dos pubs ingleses, muitas vezes na forma de cask ale (segunda fermentação no barril que é servida). A Dark Mild Ale é uma Session Beer com baixa graduação alcoólica e baixo amargor. Apresenta uma coloração escura e proeminente sabor de malte, mas não tão torrado como em algumas Porters. Uma cerveja, como o próprio nome diz, é suave.

Depois de procurar bastante eu encontrei duas cervejas deste estilo.

The Future is Unwritten – Small Change Brewing Company

Dark Mild Ale

Uma cerveja leve, refrescante e com um sabor caramelizado bem convidativo. Graduação alcóolica de apenas 3,1% ABV. Small Change é uma cervejaria cigana, da região de Boston, com apenas dois anos de mercado, mas com sólidas cervejas no portfólio.

O casal Mike Patterson e Emily Vides, responsáveis pela produção e distribuição, estão com grandes planos para a pequena cervejaria, inclusive uma possível sede própria. Grandes mudanças à vista.

 

BarnCat Nitro Dark Mild – Bunker Brewing Company

Dark Mild Ale

Essa é uma versão um pouco mais forte, com 4,8% ABV, mas mesmo assim bem fácil de beber. O nome já indica a presença de nitrogênio, o que proporciona uma cerveja mais cremosa e com uma boa retenção de espuma.

A Bunker Brewing é uma pequena cervejaria em Portland, no estado do Maine, com uma ótima seleção de cervejas e um aconchegante taproom. A distribuição é bem limitada. Fundada em 2011 o foco da cervejaria é no competitivo mercado local. O proprietário e cervejeiro Chresten Sorenson tem uma dedicação especial aos estilos e já adianto que futuramente falarei sobre uma outra boa cerveja deles.

 

No Fundo da Prateleira: Altbier

Se você tem curiosidade sobre algum estilo pouco comum, difícil de encontrar no Brasil, entre em contato comigo pelas redes sociais @avelarjunior (Twitter e Instagram) que eu procuro aqui.

Cheers!

Deixe um comentário

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam