A temperatura ideal para degustar sua cerveja é algo que influencia muito durante uma degustação. Diferentes estilos pedem diferentes temperaturas para que se possa reconhecer bem todos os aromas e sabores. E uma dúvida que sempre aparece entre os nossos leitores é de: qual a temperatura certa para cerveja especial? Para acabar com essas perguntas é que fizemos este post.
A cerveja gelada congela nossas papilas gustativas
Aqui no Brasil, aposto que todos antes de conhecerem as cervejas especiais, tinham o costume de tomar suas cervejas estupidamente geladas. Do contrário elas tinham um gosto tão ruim que quase não era possível beber. Mas sabe por que isso?
A resposta é óbvia. Porque quando bebemos algo a temperaturas muito baixas, a água gelada congela nossas papilas gustativas, o que acaba realçando o amargor e a refrescância, deixando de lado itens importantes em uma degustação, como os aromas e sabores.
É por isso que essas cervejas normais só podem ser bebidas a temperaturas estupidamente geladas, porque se elas não estivessem tão geladas, não congelariam as nossas papilas gustativas, e aí sentiríamos o verdadeiro sabor da cerveja, que não é muito agradável não.
Mas qual é a temperatura ideal para degustar sua cerveja?
Como dito anteriormente, cada estilo de cerveja pede uma temperatura diferente, por isso há de se ter cuidado na hora de sua degustação. A dica principal é de que quanto menos alcoólica e mais leve for o estilo da cerveja, mais fresca ela deve estar, e quanto mais alcoólica e encorpada, mais morna ela deve estar.
Repare que em momento nenhum usamos os termos GELADA e QUENTE, já que as cervejas especiais são degustadas em temperaturas que variam entre 3ºC e 15ºC.
Mas a dica é: deixe suas cervejas gelando na geladeira, nunca no freezer, e quando for toma-la, beba com paciência aproveitando toda a degustação. Você deve perceber que a medida que a cerveja esquenta, ela deve desprender cada vez mais aromas e sabores.
A temperatura certa para cada estilo de cerveja
Mas para ajudar em sua degustação, separamos cada grupo de estilos com a sua devida temperatura. São eles:
- Temperatura ambiente/levemente resfriadas (12ºC ~ 16ºC): aqui entram as cervejas mais alcoólicas e encorpadas, como são o caso das Trapistas em geral, Barley Wine, Strong Ales, Stouts, Bocks, Eisbocks e Doppelbocks.
- Moderamente geladas (8ºC ~ 12ºC): aqui algumas cervejas complexas, mas não tão alcoólicas como as anteriores, como é o caso das: Pale Ale, Amber Ale, Weizenbock, Porter, Vienna, Tripel e Rauchbier.
- Geladas (2ºC ~ 5ºC): aqui as cervejas mais leves e refrescantes, como é o caso das: weiss, witbier, pilsen, helles e outras cervejas claras e refrescantes.
- Extremamente geladas (0ºC ~ 2ºC): dificilmente você deve fazer isso, mas como ainda há cerveja ruim no mundo, aqui entram as cervejas de milho, arroz, e as lagers encontradas facilmente em mercados.
E aí, bora abrir aquela moderamente gelada e partir pra degustação?
Para dicas de receitas e harmonizações, clique aqui.