in

AmeiAmei FodaFoda

Do prêmio ao copo: 5 cervejas premiadas que você precisa experimentar

Salve cervejeiros e cervejeiras, vocês já devem ter ouvido falar em cervejas premiadas em concursos cervejeiros, não é mesmo? Eu, inclusive, sempre indico alguns aqui na revista e nesta edição trouxe cinco indicações de cervejas premiadíssimas.

Mas antes, vamos falar um pouco sobre os concursos responsáveis pelas premiações.

O World Beer Awards é um concurso global que seleciona as melhores cervejas de cada país participante, em todos os estilos reconhecidos internacionalmente e as ganhadoras competem entre si para o prêmio de melhores cervejas do mundo. O Brasil está sempre marcando presença nesse evento tão importante para o cenário cervejeiro.

O Festival Brasileiro da Cerveja acontece em Blumenau, Santa Catarina. Esse é o maior concurso do Brasil e está na sua 14ª edição. O evento reúne cervejarias, cervejeiros e degustadores do país todo.

Conheça os ganhadores do Brasil Beer Cup 2021

O International Beer Challenge acontece em Londres e está na sua 25° edição. Em 2020 o concurso premiou a cervejaria mineira Wäls como a Melhor Cervejaria do Mundo 2020 e Melhor Cervejaria da América do Sul.

Existem muitos outros concursos reconhecidos mundialmente, que incentivam e apoiam a cultura cervejeira. E, como não estamos aqui só para sentir vontade, listei cinco cervejas premiadas que você não pode deixar de experimentar.

Morada CDB

cervejas premiadas

Essa é uma cerveja inspirada nas cervejas bem geladas servidas com sal e limão, o tradicional Cu de Burro (por isso o nome CDB). Sua receita leva sal marinho, aveia, dry-hopping de lúpulo Sorachi Ace e levedura de Saison. É uma cerveja Gose, um estilo alemão da cidade de Goslar, que tem como característica uma acidez marcante e um leve salgado.

  • Vencedora da medalha de prata na categoria Contemporary Gose no Festival Brasileiro da Cerveja 2016.

Cerveja Morada Gasoline Soul 

cervejas premiadas

A Morada Gasoline Soul é uma Scotch Ale maturada com lascas de barril de whisky americano. No sensorial ela traz notas de caramelo e toffee, além do corpo elevado trazendo sensação de boca aveludada. Essa é a cerveja oficial dos motociclistas e foi lançada oficialmente no Brasil Motorcycle Show, evento nacional que reúne milhares de motoqueiros.

  • Ganhadora da medalha de prata no Festival Brasileiro da Cerveja 2015 (na categoria Scotch Ale) e ouro no ano de 2016.

Leopoldina Old Strong Ale

cervejas premiadas

Essa é a cerveja para presentear alguém muito querido, ou você mesmo, e abrir a garrafa daqui alguns anos. Maturada durante dez meses em barricas de carvalho, ela passa ainda por uma segunda fermentação na própria garrafa. Seus aromas e sabores que remetem a frutas passas, mel e vinho do porto, ficam mais intensos com o tempo

  • Vencedora da medalha de prata no concurso Brussels Beer Challenge, na Bélgica.

Dama Bier Weiss

Que eu sou fã de Weiss não é segredo, as notas frutadas no aroma e sabor remetem a banana e cravo, além do leve amargor do lúpulo. Esse rótulo da Dama Bier é produzido segundo a Lei da Pureza Alemã, de 1516, e com maltes selecionados.

  • Ganhadora da medalha de prata no International Beer Challenge 2015 na categoria Wheat Beer, e considerada a melhor Bavarian Hefeweiss brasileira no World Beer Awards 2015.

St. Patrick’s Dry Stout

O Dry Stout é um estilo típico irlandês. O corpo leve combinado com os sabores e aromas intensos provenientes dos maltes escuros, remetem a notas de café e chocolate amargo, e quem não gosta de pelo menos um dos dois? O dulçor suave aparece no retrogosto, no finalzinho de cada gole.

* A St. Patrick’s Dry Stout foi medalha de Bronze no World Beer Awards 2020 e prata na Copa Tayrona em 2019.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Bruna Luiza Ribeiro

Personal chef, sommeliére de cerveja, dona do blog e confeitaria chefbrunaluiza