As cervejas Witbier são cervejas de trigo belgas. Esse estilo foi muito popular na Europa no século XVII, mas após a segunda Guerra Mundial, desapareceram do mercado. A cerveja só voltou a ser fabricada graças a um leiteiro da cidade de Hoegaarden, chamado Pierre Celis, que decidiu fabricar a receita de cerveja, que lembrava ser feita quando ele era criança. Então, em 1966, o estilo de cervejas Witbier ressurgiu, tornando-se uma lenda entre as cervejas e muito procurada como uma bebida altamente refrescante.
Mas você deve estar se perguntando, se é cerveja de trigo, por que não se chama Weiss, como as alemãs? As duas são feitas de trigo e os nomes Weissbier ou Witbier significam a mesma coisa, cerveja branca, mas há uma diferença na produção de ambas. A Weiss alemã, geralmente usa trigo maltado e nenhum adjunto em sua receita. Já a Witbier belga, é produzida com trigo não-maltado e temperada com coentro e casca de laranja.
De maneira geral as cervejas witbiers são claras, mas por não serem filtradas são turvas. Possuem aromas e sabores cítricos, secos e refrescantes.
10 cervejas Witbier que você deve conhecer
Se você ainda não conhece, ou já tomou uma ou outra Witbier e está a fim de conhecer mais sobre esse estilo, separamos uma lista com 10 cervejas Witbier que você deve conhecer. Entre elas, temos rótulos nacionais e importados, que representam muito bem o estilo.
Bier Hoff Witbier
Uma cerveja com vocação nata para grandes comemorações. A Witbier da Bier Hoff é produzida com adição de casca de laranja curaçao e sementes de coentro importado da Bélgica, que realçam seus aromas e conferem características cítricas e florais.
DUM Grand Cru
A Grand Cru surgiu com a ideia da cervejaria DUM de desenvolver uma cerveja belga de trigo mas, com mais corpo e álcool que uma Witbier tradicional, quase uma weizenbock belga. Tendo como base a receita da wit caseira da DUM, foi usado o fermento clássico das belgas de trigo, fermentado seus quase 9% de álcool. Logo o estilo só podia ser um: Double Wit.
Damm Estrella Inedit
Essa é uma witbier espanhola, com textura cremosa, fresca, suave carbonatação e retrogosto agradável. Na receita são Damm Estrella Inedit adicionadas as especiarias coentro, casca de laranja e alcaçuz. Ela é ideal para harmonizar com pratos leves, frutos do mar e queijos suaves.
Dieu du Ciel Blanche du Paradis
Grande sucesso da cervejaria canadense Die du Ciel a Blanche du Paradis, ou “Branco do Paraíso” em francês, é uma Witbier refrescante, suave e balanceada. Não filtrada, apresenta coloração amarelo-palha, turva, com boa formação e persistência de espuma. É produzida com sementes de coentro e cascas de laranja, ingredientes já tradicionais deste estilo.
Hoegaarden
Uma das principais representantes do estilo, a Hoegaarden é uma autêntica cerveja de trigo belga. Ela é produzida em uma pequena vila belga que leva o mesmo nome da cerveja. Com ingredientes especiais como raspas de casca de laranja e coentro, possui refrescância e alta drinkability.
La Trappe Witbier
A La Trappe Witbier é a primeira cerveja do estilo a ser produzida por uma cervejaria trapista. Produzida sem as especiarias conhecidas do estilo como casca de laranja e coentro. Esta tarefa fica por conta do lúpulo Saphir. Não filtrada, esta cerveja é turva, bastante frutada e aromática. Sua fermentação é contínua dentro da garrafa e mesmo sendo indicada para o verão ela acompanha bem em qualquer época do ano.
Vedett Extra White
A Vedett Extra White não é uma Witbier tradicional, já que seu sabor e aparência são distintos. Refermentada na garrafa, possui notas cítricas provenientes de seus ingredientes extras como a semente de coentro e casca de laranja. No sabor apresenta algo que lembra o chá verde. É uma cerveja com leve acidez e extremamente refrescante.
Baden Baden Witbier
Uma das cervejas mais premiadas da Baden Baden, ultrapassando o número de 5 medalhas, esta é uma witbier tradicional. A Baden Baden Witbier não é filtrada e sua coloração é de amarelo palha. A casca de laranja oferece um aroma cítrico extra que junto com o coentro trazem uma refrescância única.
Bastards Jean Le Blanc
A essa Witbier são adicionadas especiarias como coentro, casca de laranja e capim limão, que dão o tempero picante e cítrico na medida certa e que se equilibra com o corpo da cerveja. Isso faz da Jean Le Blanc uma cerveja com alto drinkability e extremamente refrescante.
Faxe Witbier
A Faxe é uma das cervejas mais famosas da Dinamarca. A Faxe Witbier leva em sua receita, especiarias típicas do estilo, o coentro e a casca de laranja conferem a cerveja notas cítricas. O resultado aqui é uma cerveja não filtrada, leve, refrescante, com 5% de teor alcoólico, que promete agradar a todos.