3 cervejarias do maranhão
in

3 cervejarias do Maranhão que você deve conhecer

No auge dos meus 12 anos, vi pela primeira vez na TV os famosos e maravilhosos Lençóis Maranhenses. Lá estava o Léo – clone do Lucas – da novela O Clone, pulando pelas dunas quando é avistado pelo Dr. Albieri, e aí o resto da história a gente conhece… Mas o foco aqui é no Maranhão, estado de paisagens apaixonantes e um destino imperdível no belo nordeste brasileiro. E agora chegou a hora da nossa viagem desbravar as cervejarias do Maranhão, então sirva sua cerveja que vários rótulos refrescantes nos esperam.

Sobre as nossas cabeças o sol

3 cervejarias do maranhão
Foto: Facebook da marca.

Ainda nos Lençóis Maranhenses, encontramos a cervejaria URRA! Beer. Segundo a cervejaria, suas cervejas são produzidas com a água das dunas, baita diferencial, né? A marca produz 6 estilos diferentes e que combinam demais com o clima do Maranhão: Pilsen, Catharina Sour (com adição de frutas típicas da região como açaí, cupuaçu ou bacuri), Fruit Beer, APA, IPA e para as noites mais frias, uma Dry Stout. 

Se você estiver de passagem pela região, a marca também oferece um extenso cardápio pra harmonizar com as cervejas, desde hambúrguer a outros grelhados, além de peixes e camarões – é de dar água na boca. A cervejaria fica em Atins, um vilarejo de pescadores e é a primeira cervejaria artesanal da região.

Essa vem do latim

3 cervejarias do maranhão
Foto: Instagram da marca.

Apaixonados por cerveja e comida boa! A Cervejaria Duobus surgiu da paixão por cervejas especiais e da famosa produção caseira. As receitas na panela fizeram sucesso e o trabalho ficou sério. Isso aconteceu em 2016 com a produção de 20 litros de cerveja, sendo que hoje em dia a fábrica tem capacidade de produção de 16 mil litros por mês. 

A Duobus tem aquilo que a gente ama: cervejaria e hamburgueira juntas e em breve se transformará em um brewpub. A marca oferece 3 rótulos principais, com nomes divertidos: uma Belgian Blonde Ale chamada Desafiada, uma IPA que atende por Esparrosa (sou curiosa e fui atrás do significado, é uma gíria maranhense para pessoas “mais exageradas em suas atitudes” – conheço várias, rsrs) e temos também a American Blond Ale batizada como Iniciante. 

Outras cervejas são produzidas sazonalmente, de acordo com o volume de consumo. Podemos perceber que se trata de estilos refrescantes e ótimos pra se tomar no calor do Maranhão. É parada certa pra quem passar pela região!

A pioneira!

3 cervejas do maranhão
Foto: Instagram da marca.

A primeira microcervejaria genuinamente do Maranhão se chama Dona e é conhecida por produzir – com muita qualidade – dois estilos consagrados no mundo cervejeiro: a IPA e a Pilsner. Seguindo a Lei da Pureza, a cervejaria garante uma Pilsner clássica como o estilo pede e para sua IPA todo aquele amargor que a gente ama. A Dona está presente em mais de 20 pontos de venda em São Luís e também oferece aluguel de máquina de chopp pra você fazer a festa em casa. Vamos marcar assim que acabar a quarentena?

Brasil cervejeiro: As cervejas do Amazonas

Pessoal, essa foi nossa viagem pelo belíssimo Maranhão e suas cervejarias, espero que tenham aproveitado como eu. Sugestões de novos destinos? Manda pra gente no revista@clubedomalte.com.br

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.

rockport brewing

Rockport Brewing e a machadinha da discórdia

receita de waterzooi com cerveja

Receita de Waterzooi com cerveja