cervejas do amazonas
in

Brasil cervejeiro: As cervejas do Amazonas

O estado do Amazonas não é importante apenas para o Brasil, mas também para o mundo. Sabemos que a Amazônia é praticamente um repositório de vida e é muito importante que a gente preserve-a de toda forma possível. Mas o Amazonas não possui “só” a maior floresta tropical do planeta, o maior estado do Brasil abriga ainda algumas cervejarias que vocês precisam conhecer. Vem comigo conhecer as cervejas do Amazonas!

Índia seus cabelos nos ombros caídos

Começando pela cervejaria Rio Negro, nascida em 2014 e localizada em Manaus, capital do do estado. Dona de aproximadamente 8 rótulos, a Rio Negro também realiza a venda de suas cervejas em barril de chopp. O que nos leva a imaginar a quantidade de festas que são regadas de cerveja da marca, né? 

Também não preciso falar que os rótulos em suas garrafas são inspirados na cultura do estado. Para os mais curiosos, vale uma entrada no site da cervejaria, pois na aba BLOG eles contam alguns benefícios de vários estilos pra gente. 

O Movimento Cervejeiro de Ribeirão Preto

Por exemplo: “Cerveja melhora várias funções da memória: estudos têm determinado que o teor de silício presente na cerveja pode ajudar a prevenir problemas cognitivos e perda de memória. A pesquisa revelou que as pessoas que bebem cerveja moderadamente e com regularidade têm um risco menor de desenvolver a doença de Alzheimer.” O que é engraçado, porque se tem algo que atrapalha minha memória são as cervejas que eu bebo (risos).

Aceita algumas especiarias amazonenses?

Ainda em Manaus, chegou a hora da gente conhecer a Tucan Brew. O nome já orna super bem com a origem da cervejaria, visto que o pássaro tucano é nativo da região amazônica. Na minha opinião, o que a cervejaria manauara tem de mais legal é que em praticamente todas as suas receitas são adicionados ingredientes típicos da região. 

É possível experimentar uma Session IPA com bacuri, uma IPA com maracujá-do-mato, o estilo belga Witbier acompanhado do fruto amazônico araçá-boi e até mesmo uma elegante Belgian Tripel com adição da fruta biribá. A Tucan Brew também atende como chopperia, então, se você está pelas redondezas, é possível ir experimentar essas cervejas incríveis diretamente da fonte, e convenhamos que não tem forma melhor de degustar uma cerveja se não ela bem fresca.

Às margens do Rio Negro, os sarapós

Agora a gente vai viajar pra cidade de Novo Airão, que é cortada pelo famoso rio Rio Negro (ficou estranho isso aqui). A cervejaria Sarapó nasceu em 2015 e seu nome é inspirado num grupo de peixes lá da Amazônia conhecidos por “sarapós”. A partir de correntes elétricas eles conseguem navegar e detectar obstáculos, além de mudar suas frequências elétricas para se comunicar. 

Pois bem, a cervejaria é produzida na beira do Rio Negro em uma microcervejaria familiar e suas cervejas são todas não pasteurizadas, ou seja, sua composição continua viva dentro do recipiente. E como citamos lá em cima sobre a importância da região amazônica, a cervejaria garante que todos seus efluentes e resíduos são reaproveitados na criação de animais e irrigação de plantas. E nenhum subproduto gerado no processo das cervejas é descartado no rio. Gostamos disso! 

Mas vamos falar das cervejas? São produzidos 5 rótulos com estilos clássicos como Witbier, Belgian Blond, Red Ale, APA e Dark Ale. Mas o mais legal é que a cervejaria procura produzir rótulos sazonais explorando ingredientes típicos da região. Eles deixam bem claro que gostam de fugir dos “padrões cervejeiros” e brincar de alquimistas. Confesso que fiquei curiosa pra descobrir mais sobre esses rótulos criativos.

Gostou de conhecer um pouco sobre as cervejas do Amazonas?

Até a próxima parada cervejeira!

Cheers!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.

cervejas Lager

4 cervejas Lager além da Pilsen

receita de vinagrete com cerveja

Receita de Vinagrete com Cerveja