Tomar sua cerveja favorita enquanto assiste uma partida de futebol ou em um churrasco é bom, mas quando está em boa companhia e com boa música o momento fica perfeito, é relaxante e prazeroso. Segundo um estudo realizado na Bélgica pelo pesquisador brasileiro, Felipe Reinoso Carvalho, a música interfere no sabor da cerveja.
Um dos teste foi realizado no Museu dos Instrumentos, em Bruxelas. O pesquisador pediu para que os voluntários classificassem três cervejas. A degustação foi embalada por estímulos sonoros diferentes: uma trilha de piano para acentuar sabores doces, uma mais complexa com instrumentos metálicos para destacar os azedos e outra canção com o baixo bem grave para valorizar as notas amargas.
As três cervejas que cada participante provou eram, na verdade, a mesma cerveja. Segundo o pesquisador, mesmo assim, eles transferiram a experiência de acordo com os tons das músicas para as percepções do paladar. Ele também explica que frequências mais baixas – os sons graves – acentuam os sabores amargos, e frequências altas – os agudo – realçam a doçura dos alimentos e bebidas.
O conteúdo sobre a pesquisa foi publicado na revista Superinteressante.
E aí, gostou? Quer saber mais curiosidades sobre o mundo da cerveja? Aqui no Portal Nação Cervejeira temos diversos posts com inúmeras curiosidades cervejeiras pra você. Basta clicar aqui!
Cheers!