comic beer
in

Conheça os cartunistas dos rótulos da seleção Comic Beer

Você já parou para pensar que a cerveja é uma bebida que está presente em diferentes situações em nossa vida? Nós abrimos uma cerveja para comemorar algo bom; para ver uma partida de futebol; um filme; no churrasco com os amigos; no bar; enquanto lemos; na praia; em festas ou apenas para relaxar. Sem dúvida, a cerveja sempre faz parte de nossos momentos mais divertidos, não é mesmo? Cerveja e diversão andam lado a lado, e essa foi a inspiração para a criação da seleção de cervejas do Beer Pack agora de fevereiro, a coleção Comic Beer

A Comic Beer conta com participações muito especiais para a criação dos rótulos, eles foram desenhados por quatro dos principais cartunistas do Brasil: Alberto Benett, Jean Galvão, Adão Iturrusgarai e Pryscila Vieira. Cada um deles fez um rótulo e todos traduzem a relação deles com a cerveja e principalmente como a cerveja, os amigos e os cartuns  podem proporcionar momentos engraçados e descontraídos para nossa vida.

Por aqui, somos apaixonados por cerveja, apaixonados por diversão e apaixonados por cartuns, charges, quadrinhos e tirinhas, tanto que, com a ajuda do Benett, temos nosso próprio quadrinho cervejeiro presente mensalmente aqui na revista. Então, além de unir todas essas nossas paixões, essa seleção é também uma homenagem nossa aos cartunistas brasileiros, que nos ajudam a debater e refletir sobre as mais variadas situações sociais ou pessoais de uma maneira divertida, inteligente e muito bem-humorada. 

 

Os criadores

Agora que tal conhecer um pouco mais sobre a trajetória, carreira e o trabalho dos quatro cartunistas que fizeram parte do projeto Comic Beer? A seguir trouxemos uma mini biografia de cada um deles e algumas referências dos seus trabalhos. 

Alberto Benett

Alberto Benett é jornalista e chargista da Folha de São Paulo desde 2007 e editor do Plural Jornal, criado em 2019. Já passou por veículos de comunicação de destaque como a Revista Piauí e o jornal Gazeta do Povo, tem livros publicados e foi o vencedor, em 2006, do 32.º Salão Internacional de Humor de Pira­­cicaba. 

Benett trabalha há mais de 20 anos como cartunista, mas desde os 15 anos já batia nas portas das redações de jornais oferecendo seus desenhos. Desde os seus 12 anos já sabia que iria ser cartunista. Segundo ele, não existia a menor possibilidade de ser ou fazer outra coisa na vida.

Benett começou sua jornada profissional em 1994 no Jornal da Manhã, de Ponta Grossa – PR. Cinco anos depois entrou para o jornal Diário dos Campos, no qual publicou charges diárias e também uma página de humor semanal chamada Bananas. Em 2000 passou a publicar seus trabalhos no Primeira Hora e também na Gazeta do Povo, na qual publicou charges políticas e uma tira diária chamada Salmonellas.

Em 2007 publicou seu primeiro livro de tiras, Benett Apavora! Tiras Infames e Desenhos Encardidos Para Toda Família Disfuncional, pela Editora Juruá. Em 2013 lançou o livro Amok – cabeça, tronco e membros publicado pela editora Mórula.

Benett nos conta que acha ter um olhar treinado para enxergar as situações sob o viés do humor. Para ele é um processo que começa com um olhar pessimista que imediatamente gera uma dezena de piadas sobre circunstâncias, personagens e situações cômicas. É uma maneira de compreender o mundo e não levá-lo tão a sério assim.

No Instagram do Benett @albertobenett você pode conhecer muito mais sobre o seu trabalho.

 

Pryscila Vieira

Pryscila é curitibana, cartunista e desde a tenra idade, quando permutava desenhos por lanches alheios, pouca coisa mudou. Trabalha desde os 14 anos, quando começou a fazer charges para o jornal da cidade onde morava, São José dos Pinhais – PR. Desde então, nunca mais deixou de ser cartunista.

Logo que fez a faculdade de Desenho Industrial, foi convidada a trabalhar em agências de publicidade e depois na Gazeta do Povo. Depois trabalhou no Metro Internacional e na Folha de São Paulo como cartunista. Além disso, Pryscila sempre teve sua empresa, onde cria ilustrações, faz design gráfico e web design para clientes diretos, publicidade e meio editorial. 

Em 2005 criou a personagem de quadrinhos Amely, a primeira boneca inflável feminista do mundo. Ela foi publicada por 15 anos nos principais meios de comunicação do mundo. Quando o discurso dela, que era visionário, encontrou suas representantes reais na linha do tempo, Pryscila parou de desenhá-la, pois Amely cumpriu seu papel e o da Pryscila também.

Com Amely a criadora concorreu duas vezes ao HQMix na categoria “Melhor Tira Nacional”, a criatura esteve diariamente no Metro Internacional (2007 a 2010), na Folha de São Paulo (2010 a 2015) e UOL Notícias. Em 2015, Amely completou 10 anos e, para comemorar a data, uma exposição com tirinhas e esculturas da personagem (esculpidas pela própria Pryscila) passou por várias cidades do país. Pryscila também lançou uma edição de luxo com as melhores tirinhas de Amely ao longo dessa década. 

comic beer

Artista multifacetada, inspirou-se em sua antiga paixão para reinventar-se: tornou-se intérprete celeste e juntou na mesma página do jornal astrologia e quadrinhos. Criou a coluna ASTROTOONS, um trabalho inédito nas duas áreas artísticas da astrologia e dos quadrinhos que você pode conferir em astrotoons.com.br.

Para ela, criar é questão de disposição ou necessidade, ela nos contou que sente que quanto mais cria, mais é capaz de criar e que talvez a criatividade precise desta musculação diária. 

comic beer

Conheça mais sobre o trabalho da Pryscila em seu Instagram @prysciladas.

 

Jean Galvão

Jean é chargista da Folha de São Paulo e do Canal Um Brasil. Começou a criar profissionalmente aos 17 anos, desenhando para pequenos jornais de sindicatos. Com o tempo passou a trabalhar na imprensa diária em um jornal de interior e depois na Folha de São Paulo. Jean trabalha também com ilustrações para revistas, livros e internet. 

Decidiu trabalhar profissionalmente como cartunista desde que entendeu que isso era uma profissão. Isso quando via na TV os bastidores de alguma animação, por exemplo, em que apareciam vários desenhistas debruçados em pranchetas desenhando. Segundo ele, nunca quis ser outra coisa.

Cartunista e ilustrador com mais de 20 anos de experiência, com trabalhos publicados nas revistas National Geographic Kids (EUA), Focus Júnior (Itália) e Editora Abril (Recreio, Runners, Gloss), entre vários outros.

comic beer

Jean nos conta que aprendeu a criar observando muito os gibis que lia na infância. Ele copiava vários, e com o tempo foi pegando o jeito. Entendeu que pra criar é preciso ter repertório, ler livros, coisas e pessoas. 

Jean é também autor do livro coletânea de tiras Vó, dos livros infantis Sombrinhas (Companhia das Letrinhas) e Incrível Eu (editora Caramelo).

comic beer

Vencedor de alguns prêmios, dentre os quais três Vladimir Herzog de Direitos Humanos e do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Você pode conhecer mais sobre o trabalho do Jean em seu Instagram @jeangalvao.

 

Adão Iturrusgarai

Adão Iturrusgarai é cartunista, humorista, escritor e artista visual brasileiro vivendo atualmente entre Argentina e Brasil. Decidiu que queria seguir essa profissão aos 18 anos e passou a viver integralmente com este trabalho aos 30. Para ele, criar já é algo natural e sua inspiração vem de tudo, inclusive do ar. 

Desde 1996, Adão publica uma tira diária no jornal Folha de São Paulo, um dos mais importantes do Brasil. Atualmente faz publicações também no Le Monde Diplomatique e Revista Fierro na Argentina. 

Seus personagens “Rocky & Hudson”, os caubóis gays foram criados mais de uma década antes do filme Brokeback Mountain. 

Em 1996, estreia a tira intitulada “Aline”, que depois vira minissérie em live action na Rede Globo. Está produzindo em conjunto com a Otto Desenhos Animados séries de 13 episódios de Rocky & Hudson e Aline para o Canal Brasil.

comic beer

Mas não para por aí! Adão foi roteirista de humor para vários programas de televisão da Rede Globo como Casseta & Planeta e TV Colosso. Seus trabalhos foram publicados em dezenas de revistas do Brasil e do mundo como: Playboy, Sexy, Super Interessante, Internazionale, entre outras. 

Além disso, Adão tem mais de vinte livros publicados com seus desenhos traduzidos para o inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. 

comic beer

Conheça mais sobre os trabalhos do Adão no canal iturrusgarai.com e no Instagram @adaoiturrusgarai.

Confira os estilos e informações sobre as cervejas da Comic Beer clicando aqui.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!