in

Cerveja que preserva sabor por mais tempo

Olha essa novidade! Pesquisadores da Universidade de Jiangnan, na China, criaram a fórmula para uma cerveja que preserva sabor por mais tempo. Assim como alguns vinhos, algumas cervejas também ficam melhores depois de armazenadas por um tempo. Mas, a grande maioria possui prazo de validade e podem perder suas características vitais depois de um certo período. Foi pensando nisso que os pesquisadores buscaram encontrar uma maneira de manter a cerveja mais fresca por mais tempo.

O estudo foi publicado na revista “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, da American Chemical Society (ACS). Os pesquisadores projetaram o levedo de cerveja para criar mais moléculas que protegem a bebida contra o envelhecimento, resultando assim em melhor estabilidade do sabor.

>> Gestão de Qualidade para Cervejarias: o programa para evitar casos como o da Backer <<

Em pesquisas anteriores, os cientistas descobriram que os sabores indesejados causados pelo tempo em determinadas cervejas, estão associados a um aumento de compostos chamados aldeídos. Eles são produzidos durante a fermentação e seus níveis aumentam apenas com a idade.

Sendo assim, descobriram que uma maneira de combater isso pode ser uma molécula chamada NADH, que é pensada para aumentar a atividade enzimática para quebrar os aldeídos. Assim, para o novo estudo, os pesquisadores se propuseram a testar a ideia de modificar geneticamente a genética para produzir mais NADH.

Segundo os pesquisadores a NADH extra poderia aumentar as atividades das enzimas naturais do fermento que transformam os aldeídos em outros tipos de compostos os quais não contribuem para um sabor de cerveja velha.

A equipe diz que esse fermento geneticamente modificado pode melhorar a vida útil da cerveja e garantir que ela fique mais saborosa por mais tempo.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!