[Homebrewing] – Passo a passo para fazer a fermentação da cerveja

Agora que seu mosto já está resfriado, é chegada a hora onde a magia acontece. Costumamos brincar que o cervejeiro nada mais é do que a babá da levedura. Todo esse tempo, o que estamos fazendo é preparar um ambiente aconchegante e uma alimentação saudável pras nossas queridas leveduras fazerem o verdadeiro trabalho. Confira um passo a passo para fazer a fermentação da cerveja, que são importantes para essa etapa:

Sanitização

Durante toda a etapa fria temos que tomar muito cuidado com contaminação. Aqui não temos mais a fervura para esterilizar nosso mosto e equipamento, portanto todo cuidado é pouco.

Hidratação

É importante preparar a sua levedura antes de iniciar a fermentação. Primeiro porque uma levedura recém desperta não tem seletividade no que irá consumir, dessa forma é importante um ambiente limpo, para que não absorva nada que possa gerar off-flavors ou matar as células de levedura. Utilize água filtrada e fervida, para eliminar qualquer bactéria e cloro que possa haver nessa água, na mesma temperatura que irá inocular no seu mosto (cerca de 20º C para Ales e 10º C para Lagers).

O segundo motivo já citado é manter uma alta taxa de inoculação. Como já dito, hidratar a levedura garante um crescimento saudável e a fermentação da cerveja começará em menor tempo. Dessa forma será garantida uma boa fermentação, que não será arrastada e terá menos chances de off-flavors. Você pode fazer sua hidratação durante o período de resfriamento do mosto. Não é necessário mais do que alguns minutos e um copo de água para realizar o processo. No caso do fermento líquido ou reaproveitamento da lama cervejeira de uma brassagem anterior, tudo o que precisa fazer é manter a levedura em temperatura de inoculação um pouco antes.

Temperatura

Não cansamos de dizer que a levedura precisa de um ambiente aconchegante e cabe ao cervejeiro saber do que essa levedura gosta. É muito importante manter a temperatura constante de acordo com o estipulado para sua cepa e a melhor forma de fazê-lo é utilizando uma geladeira com termostato regulável. Mas nem todo mundo tem acesso a isso, um isopor e garrafas com gelo é uma forma criativa e barata de contornar a situação por exemplo. Mas lembre-se sempre de manter um termômetro para monitorar e assim manter a temperatura sempre constante.

Tempo

Quanto mais alta a temperatura de fermentação da cerveja, menos tempo será necessário para que a levedura consuma todos os açúcares, porém mais ésteres serão liberados. Em média temos de 2 a 6 dias para Ales e 4 a 10 dias para Lagers. A melhor forma de saber se a sua fermentação já terminou, no entanto, é medindo a gravidade. Seja com um densímetro ou refratômetro, observe a gravidade de sua cerveja a cada um dia ou dois. Quando esse número se tornar constante, sua fermentação está concluída.

Dicas para uma boa fermentação:

  • Antes de iniciar a fermentação, tenha certeza de aerar bem seu mosto. Esse é o único momento em toda a etapa de brassagem em que queremos bastante oxigênio, pois a levedura precisará dele além dos açúcares para começar a fermentação.
  • Cheque sempre a quantidade de levedura a ser utilizada. Poucas células podem arrastar sua fermentação e trazer off-flavors, células demais podem deixar fermento residual. Um pacote de levedura liofilizada é capaz de fermentar em média 20 litros.

Boa brasagem!

A icônica cerveja Newcastle Brown Ale

Depois de três anos aperfeiçoando a sua receita, o coronel Jim Porter lançou, em 1927, a cerveja Newcastle Brown Ale, em Newcastle upon Tyne, cidade da Inglaterra. Logo depois, tornou-se firmemente conhecida como a cerveja preferida do nordeste da Inglaterra e seu status icônico continuou a se espalhar por todo

Timmermans – a icônica cervejaria belga

A Timmermans é uma icônica cervejaria belga que produz cervejas Lambic há mais de 300 anos, desde 1702, na cidade de Itterbeek, a poucos quilômetros do centro de Bruxelas. No início, ela era conhecida como “The Mole Brewery”, instalada na propriedade de Vandermeulen, local que abrigava também uma fazenda, um

Bottle Share – você sabe do que se trata?

Compartilhar cerveja com os amigos é uma das partes mais bonitas de se ser um amante de cerveja. Hábito que é cultuado há anos nos bares, pubs, churrascos, rodas de samba e por aí vai. Além de ser um momento de descontração, dividir garrafas com os amigos pode ser um