in ,

5 Cervejas Sazonais que você precisa conhecer

Por muito tempo, o processo de fermentação das cervejas Sazonais como um todo era um mistério encarado de maneira sobrenatural, tanto que haviam preces para deuses fermentarem a cerveja. Sem formas de controle adequado de temperatura, os cervejeiros da época dependiam muito do clima de sua região e das estações do ano para produzir determinados estilos, sendo assim, muitas receitas eram Cervejas Sazonais por uma questão de necessidade. Hoje a sazonalidade está mais ligada a comemorações e homenagens a esses estilos históricos.

O inverno é uma época mais propícia para cervejas mais escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico.

>>>Confira também 7 cervejas para dias frios<<<

5 sugestões de Cervejas Sazonais para o inverno

 

 

Doppelbock: A palavra Bock vem do alemão e significa bode. Esse animal robusto e forte é utilizado como símbolo do estilo pois é isso que se espera da cerveja. Com alta graduação alcoólica e paladar adocicado, era consumida pelos monges durante seus jejuns por ser muito nutritiva.

Barley Wine: O “Vinho de Cevada” é um estilo muito comum na Inglaterra. Cervejas com uma grande complexidade, principalmente no perfil de malte, são excelentes para guarda. A época ideal para tirá-las do fundo de sua adega é no inverno, quando seu alto teor alcoólico (entre 8 a 14%) se torna mais agradável.

Imperial IPA: A queridinha IPA em sua versão mais potente, a Imperial IPA (ou Double IPA) mantém todas as características de uma IPA tradicional, porém com ainda mais álcool e amargor.

Robust Porter: As Porters estão entre as cervejas mais consumidas na Inglaterra, porém tendem a ser leves, para consumo em maiores quantidades. A Robust Porter é a versão “de peso” desse estilo. Apresenta paladar bem marcante de chocolate e café devido ao uso de grãos torrados.

Russian Imperial Stout: Essa variação do estilo Stout surgiu no século XVIII, fabricado pela Cervejaria Thrale para a corte de Catarina II da Rússia. O intuito da cerveja era agradar o paladar russo, já acostumado com a vodka. Licorosas e adocicadas, essas cervejas são capazes de mascarar sua potência alcoólica com facilidade.

 

Agora que já sabe por onde começar, escolha aqui sua cerveja no Clube do Malte !

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.