O relutante cervejeiro e a história da Lawson’s Finest Liquids

Hill Farmstead Brewery, The Alchemist e a cerveja Lawson’s Finest Liquids formam a santíssima trindade das cervejarias em Vermont, estado dos EUA. Mas não foi um caminho natural, pelo menos não para a cervejaria que dá título a esse texto.

Formado em Ciências Ambientais e com mestrado em Silvicultura, que consiste no estudo do cultivo de florestas, Sean Lawson era um profissional respeitado em sua área. Mas, além do interesse pelas árvores, Sean tinha outra paixão: fazer cerveja. Um hobby que ele cultivava há mais de 20 anos, desde os tempos da faculdade.

A qualidade das cervejas chamava a atenção dos amigos, que não cansavam de insistir para que ele montasse uma cervejaria. Sean sempre foi relutante com a ideia, até que resolveu dar um primeiro passo em 2008. Em um pequeno barraco, no fundo de sua casa, deu-se início à cerveja Lawson’s Finest Liquids.

Nos primeiros dois anos, a produção era bem limitada e resumida aos finais de semana, já que Sean mantinha o seu emprego original. O hobby passou a ser um trabalho paralelo em que o cervejeiro atuava em todas as frentes, da produção até a distribuição. O sucesso e consequente crescimento exponencial da demanda foi questão de pouco tempo.

Crise de identidade de sucesso da cerveja Lawson’s Finest Liquids

A Lawson’s Finest Liquids é conhecida pelas cervejas com maple syrup (xarope de bordo), um extrato açucarado de seiva de árvores, e pelas IPAs, principalmente a campeã de vendas Sip of Sunshine.

A Heady Topper (produzida pela The Alchemist) foi a precursora das New England IPAs e a Sip of Sunshine surgiu alguns anos depois, mas, curiosamente, nenhuma das duas se assemelham bem ao que conhecemos do estilo. Ambas são bem diferentes das cervejas da Tree House, Trillium e Other Half Brewing, marcas famosas na fabricação de NEIPAs.

No caso da Sip of Sunshine, falta a aparência turvada (hazy) das NEIPAs, além de possuir maior amargor – embora não seja tão amarga quanto as West Coast IPAs. O próprio Sean Lawson diz que sua cerveja é uma IPA feita em New England, mas não se enquadra no estilo NEIPA. Independente da crise de identidade, a Sip of Sunshine acumula uma legião de fãs, comprovada pelas avaliações no BeerAdvocate (100 world-class) e RateBeer (99/100).

O sucesso da cervejaria aumentou a confiança de Sean que inaugurou, no outono de 2018, uma nova área de produção com um espaçoso taproom. As cervejas da Lawson’s Finest Liquids ultrapassaram as fronteiras de Vermont e, hoje, já são encontradas nas melhores lojas e bares da região da Nova Inglaterra.

Cheers! 😉

A icônica cerveja Newcastle Brown Ale

Depois de três anos aperfeiçoando a sua receita, o coronel Jim Porter lançou, em 1927, a cerveja Newcastle Brown Ale, em Newcastle upon Tyne, cidade da Inglaterra. Logo depois, tornou-se firmemente conhecida como a cerveja preferida do nordeste da Inglaterra e seu status icônico continuou a se espalhar por todo

Timmermans – a icônica cervejaria belga

A Timmermans é uma icônica cervejaria belga que produz cervejas Lambic há mais de 300 anos, desde 1702, na cidade de Itterbeek, a poucos quilômetros do centro de Bruxelas. No início, ela era conhecida como “The Mole Brewery”, instalada na propriedade de Vandermeulen, local que abrigava também uma fazenda, um

Bottle Share – você sabe do que se trata?

Compartilhar cerveja com os amigos é uma das partes mais bonitas de se ser um amante de cerveja. Hábito que é cultuado há anos nos bares, pubs, churrascos, rodas de samba e por aí vai. Além de ser um momento de descontração, dividir garrafas com os amigos pode ser um