Por que não cerveja sem álcool?

Até pouco tempo atrás, oferecer uma cerveja sem álcool era considerado ofensa, um absurdo mexer na fórmula da bebida, tão preciosa e cobiçada pelo brasileiro. Mas isso está mudando e tem se tornado uma boa opção, não só para quem está proibido de consumir bebidas alcoólicas, mas também para quem quer aproveitar os prazeres da cerveja zero álcool.

Segundo dados do anuário 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as vendas do segmente de cerveja sem álcool aumentaram 5% nos últimos cinco anos. Em comparação, no mesmo período, outros tipos tiveram um crescimento de 3%.

Esse aumento perde o mistério se olharmos para o exterior, uma vez que a categoria já é bem consolidada na Europa. Na Espanha, maior consumidora da categoria em todo o mundo, cerca de 15% da cerveja vendida é sem álcool. Comparativamente, o share no Brasil ainda não chega à 1%. Um dos motivos da adesão ao produto lá fora são os ‘mixes de cerveja sem álcool’, apostas das cervejarias em misturas da cerveja sem álcool com sabores diversos, produzindo uma espécie de refresco.

Outro problema que a cerveja não alcoólica enfrentava no passado eram as poucas opções disponíveis no mercado. Eram, basicamente, genéricas das Pilsen e American Light Lagers. Hoje, as cervejarias europeias têm diversificado seu portfólio e é possível encontrar Weiss, India Pale Ales, German Pilsners e Fruit Beers. Na Alemanha, por exemplo, as Weizenbiers não alcoólicas se tornaram sucesso.

Na Alemanha, inclusive, o consumo de cerveja per capita tem diminuído, porém, o consumo de cerveja sem álcool tem aumentado com os anos. Referente a 2015, na Alemanha, o share de mercado da categoria NABLAB (non alcoholic beer-low alcool) representou 43%, com taxa composta de crescimento de 6,6%.

Saiba como são feitas as cervejas sem álcool

Dentre os processos de fabricação destacam-se dois: fermentação interrompida e destilação a vácuo.

Fermentação interrompida: O processo de fermentação é interrompido logo no início, tempo suficiente para que a bebida adquira algumas características da cerveja, sem que uma grande quantidade de álcool seja formada.

Este processo não é 100% eficaz, uma vez que uma certa quantidade de álcool é formada, porém, inferior a 0,5% o que – segundo a legislação brasileira – as classifica como cervejas sem álcool. Por ainda formar uma quantidade de álcool na fabricação este processo caiu em desuso no Brasil.

Destilação a vácuo: Neste processo a cerveja é produzida normalmente (como uma tradicional cerveja alcoólica), porém, ao final, o álcool é retirado da bebida por destilação. Dessa forma, as cervejas produzidas com esse método têm realmente 0% de valor alcoólico.

Benefícios da cerveja sem álcool

Sempre vista como o ‘primo pobre’ da bebida maltada, o que pouca gente sabe é que a cerveja sem álcool tem muitos benefícios e nutrientes, como vitaminas do complexo B e ácido fólico, além de ter fator isotônico e quantidade de açúcar relativamente baixa. Outra vantagem da categoria é o seu valor calórico. Enquanto, uma cerveja com álcool tradicional possui cerca de 160 calorias, a versão sem álcool carrega por volta de 90.

Como é uma bebida sem álcool e produzida com ingredientes naturais (diferente de sucos industrializados e refrigerantes, por exemplo), é uma boa opção para ser consumida após a atividade física. A associação da cerveja sem álcool com exercício físico é tão grande na Europa, que o produto é vendido em academias, ao lado de água e isotônicos, por exemplo.

Outro fator é o benefício emocional: para quem gosta de tomar uma cervejinha, mas se sente culpado por causa do valor calórico, pode beber sem tanto peso na consciência.

Fonte: Texto de Somos Todos Cervejeiros

Roleta Russa Easy IPA Sem Álcool / Sem Glúten

A Roleta Russa Easy IPA, além de ser uma cerveja sem álcool é também sem glúten e com baixa caloria. Possui coloração amarelo-palha e tem seu aroma e sabor mais cítricos, que nos remetem a frutas tropicais amarelas, mas com um leve dulçor em segundo plano. Já o seu amargor, é moderado e harmoniza com o sabor e aroma que se sobressai nessa cerveja.

Erdinger sem álcool

Se você não pode consumir bebida alcoólica, é atleta e não quer beber ou qualquer que seja o motivo, a Erdinger sem álcool é uma das melhores cervejas sem álcool do mercado. Por conter diversas vitaminas, em especial a B12, a Erdinger Alkohofrei é patrocinadora de diversos atletas e uma ótima opção saudável para o seu dia a dia. Seus sabores e aromas também lembram muito as tradicionais Weiss. Ou seja, uma cerveja sem álcool, saudável e com gosto de cerveja.

A icônica cerveja Newcastle Brown Ale

Depois de três anos aperfeiçoando a sua receita, o coronel Jim Porter lançou, em 1927, a cerveja Newcastle Brown Ale, em Newcastle upon Tyne, cidade da Inglaterra. Logo depois, tornou-se firmemente conhecida como a cerveja preferida do nordeste da Inglaterra e seu status icônico continuou a se espalhar por todo

Timmermans – a icônica cervejaria belga

A Timmermans é uma icônica cervejaria belga que produz cervejas Lambic há mais de 300 anos, desde 1702, na cidade de Itterbeek, a poucos quilômetros do centro de Bruxelas. No início, ela era conhecida como “The Mole Brewery”, instalada na propriedade de Vandermeulen, local que abrigava também uma fazenda, um

Bottle Share – você sabe do que se trata?

Compartilhar cerveja com os amigos é uma das partes mais bonitas de se ser um amante de cerveja. Hábito que é cultuado há anos nos bares, pubs, churrascos, rodas de samba e por aí vai. Além de ser um momento de descontração, dividir garrafas com os amigos pode ser um