in

Vale da Cerveja – uma opção para férias cervejeira em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado em que não faltam atrativos para visita-lo em qualquer época do ano. No inverno, as baixas temperaturas e a possibilidade de encontrar neve em terras brasileiras motivam muitos turistas a passearem por lá. Outra região, no entanto, se especializou no receptivo com uma temática que atrai mais apaixonados a cada ano: a cerveja artesanal. O Vale da Cerveja tornou-se uma opção para férias cervejeiras em Santa Catarina. Cervejarias, museus e até uma instituição de ensino voltada pela bebida estão disponíveis para uma experiência diferente.

O Vale da Cerveja é uma região de cerca de 100 quilômetros de extensão e inclui as cidades de Apiúna, Blumenau, Gaspar, Ibirama, Indaial, Pomerode e Timbó. Gerido pelo Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, o Vale da Cerveja é uma iniciativa de divulgação e profissionalização do receptivo de turistas para as visitações ligadas à bebida. A iniciativa é das cervejarias e entidades locais vinculadas ao turismo e à cerveja.

O que fazer no Vale da Cerveja?

Entretenimento, visitas às cervejarias, passeios por comércios do Vale Europeu, degustação da gastronomia típica, passeio por pontos turísticos, conhecer a cultura local e suas peculiaridades, entre outras descobertas, é o que o turista cervejeiro pode fazer no Vale da Cerveja.

O projeto se propõe a fazer com que o visitante vivencie as rotinas da região. Os trajetos preveem passeios pelas cervejarias com percursos flexíveis que podem ser adequados de acordo com os interesses dos turistas.

  • Cervejaria Schornstein

    Cervejarias: são mais de 10 opções ligadas à bebida que podem ser visitadas e a sugestão é que o turista conheça mais de uma. Além dos bares anexos às fábricas de boa parte delas, visitas mostram o processo de produção e oportunizam uma degustação guiada para que, mesmo os iniciantes, consigam identificar algumas características sensoriais das cervejas. As cervejarias do Vale da Cerveja são: Berghain Cervejaria, Cervejaria Bierland, Blauer Berg, Cerveja Blumenau, Kiezen Ruw, Cervejaria Container, Das Bier, Eisenbahn, Cervejaria Handwerk, Schornstein e Zehn Bier.

  • Escola Superior de Cerveja e Malte

    Escola Superior de Cerveja e Malte: primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à cerveja, sua estrutura fica em Blumenau (SC), a Capital Brasileira da Cerveja, e oferece minicursos todos os dias às 10h30min. A Escolaoferece para o turista a visitação guiada, um minicurso e apresenta as principais escolas cervejeiras do mundo através da degustação de 4 rótulos de cervejas, além de propiciar ao visitante conhecer as infinitas possibilidades dentro do universo da cerveja.

  • Museu da Cerveja

    Museu da Cerveja: criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores. O acervo do Museu da Cerveja mostra os vários passos para a fabricação da cerveja, seus ingredientes, fotografias, documentos e textos que contam a história do precioso “pão líquido”.

  • Cristalerias

    Cristalerias: o copo é uma parte fundamental da degustação da cerveja e em Santa Catarina existem dezenas de cristalerias que produzem os itens de maneira artesanal. As fábricas são abertas à visitação e por lá, é possível não só visualizar, mas participar do processo produtivo.

  • BIER Vila

    Restaurantes: as cartas de cervejas de alguns restaurantes da região já priorizam as cervejas artesanais, muitas com sugestão de harmonização com o cardápio. A gastronomia local também usa muito a cerveja artesanal como ingrediente para molhos e preparos.

Todas as informações sobre o Vale da Cerveja, locais para hospedagem, horários de atendimentos para visitas às cervejarias, valores e dados sobre como montar o seu roteiro estão no site www.valedacerveja.com.

Mas se você ainda não está programando a sua viagem cervejeira pelo Vale da Cerveja, já pode conhecer um pouco das cervejas de lá, com as opções que temos em nossos site, dessas cervejarias catarinenses >> clubedomalte.com.br <<

Schornstein Weiss

Com 5,0% de teor alcoólico, é uma cerveja de trigo de cor âmbar clara, aspecto turvo com excelente formação de creme.

de R$ 24,90
por R$

20,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!