in

Montreal – um excelente destino cervejeiro na América do Norte

Montreal, em Quebec, no Canadá, é a segunda maior cidade francófona do mundo, mas nem por isso sua devoção por vinhos é maior do que por cerveja. Com DNA de uma longa linhagem de cervejeiros, a paixão pela bebida é claramente vista em seus muitos bares espalhados pela cidade. Se tratando de destino cervejeiro na América do Norte, Montreal já tem seu lugar garantido na lista dos viajantes cervejeiros. Um fator determinante para que o canadense se tornasse um bom consumidor de cerveja, mais do que de vinhos se dá pelo fato de que o país está localizado em uma região de clima favorável ao cultivo de cevada e lúpulo e não tão propício a produção de uva. Sorte a nossa!

Além das bem conhecidas cervejarias, como a  Molson, a mais antiga cervejaria norte-americana ainda na ativa, fundada em 1786, e a Labatt, de 1828, uma excelente opção que você não pode deixar de provar em seu tour cervejeiro por Montreal é a La Fin du Monde, provavelmente essa é uma das melhores cervejas produzidas no Canadá.

Outra excelente opção canadense é a Dieu Du Ciel. Essa é considerada uma das melhores cervejarias do mundo. Com suas deliciosas cerveja com novos sabores a cada temporada, a cervejaria já conquistou diversos prêmios no Mondial de La Biére e em outros concursos. Sua história começou em 1998, com o Brew Pub de Montreal. Hoje a cervejaria possui uma fábrica em St Jeróme, cidade a 60 Km de Montreal. Por lá produz e engarrafa suas criações, para distribuição em várias partes do mundo. Quanto ao Brew Pub, claro, é parada obrigatória na sua viagem, com as mesmas características de seu início, vale a pena conferir de perto o que a marca tem a oferecer.

Uma característica das cervejas da América do Norte é o aroma e sabor dos lúpulos frescos, já que na maioria das vezes é utilizados ainda em flor e logo após a colheita. Isso permite que as cervejas sejam mais aromática e com mais frescor. Um bom lugar para conhecer a produção local é o Broue Pub Brouhaha, um pub rústico, com chopes e cervejas incríveis, como a sua Saison Voatsiperifery, uma Saison com pimenta e bastante condimentos. Além desse, existe, é claro, uma infinidade de excelentes bares e pubs com muitas marcas locais e também importadas, mas há outros dois que merecem destaque especial, o Peel Pub e o Les 3 Brasseurs.

O Peel Pub é super descontraído, sempre agitado e suas torneiras jorram as fantásticas cervejas da cervejaria Unibroue, fabricadas na cidade de Chambly, próxima de Montreal. Já o Les 3 Brasseurs é uma rede de brewpubs, na verdade, brew-restaurantes. Harmoniza sua ótima culinária com uma incrível seleção de cervejas da casa. São quatro restaurantes em Montreal e mais seis espalhados pelo Canadá.

Montreal está entre as principais cidades do turismo cervejeiro, por lá você pode conferir o melhor da produção de cerveja do país além da culinária local que também é de encher os olhos. Se já está planejando uma viagem para o país, outra boa opção é programar sua ida para o fim da primavera, quando acontece por lá o Mondial de La Bière, um dos maiores festivais cervejeiros do mundo.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!