A vida é Hard
Algumas cervejarias não vivem somente de cerveja. Em busca de diversificação e novo público, cervejarias tradicionais e artesanais, resolveram investir em bebidas fermentadas alternativas as Hard Coffee, Hard Cider e Hard Seltzer. Segue, abaixo, alguns desses produtos.
Lambic, a “mãe das cervejas”
Hard Coffee
A centenária Pabst Blue Ribbon lançou, no ano passado, seu PBR Hard Coffee. O produto é basicamente um latte alcoolizado, com sabor adocicado e um leve toque de baunilha. O álcool (5% ABV) é derivado de malte fermentado, como a cerveja, mas sem o sabor que tanto apreciamos.
Eu amo café, mas, sinceramente, o hard coffee não me impressionou. Prefiro um bom french press com uma dose de Baileys ou uma Coffee Stout. Mas não se enganem pelo meu paladar, esse é um produto novo com grande potencial de crescimento. Recentemente a cervejaria MillerCoors também lançou um hard coffee em parceira com a cafeteria La Colombe.
Hard Cider
Esse é um mercado maduro e consolidado, com várias empresas especializadas somente na fabricação da tradicional sidra. Mas isso não impede de algumas cervejarias se aventurarem também, entre elas a Night Shift Brewing, que recentemente lançou a sua Golden Delicious Hard Cider.
Cervejarias fabricando sidra não é bem uma novidade, principalmente na Inglaterra, onde é difícil encontrar um pub que não tenha pelo menos uma opção de sidra na torneira. Recomendo conferirem a cervejaria Samuel Smith, que além da tradicional sidra de maçã tem também uma boa versão com pera.
Não sou um grande consumidor de sidra, mas reconheço que a bebida tem o seu valor. Uma ótima pedida para uma tarde quente de verão.
Hard Seltzer
O verão americano de 2020 será conhecido como o verão da pandemia e da hard seltzer. As vendas dessa bebida dispararam.
Hard Seltzer é basicamente uma água gaseificada, com sabor de frutas e uma graduação alcóolica que costuma ficar por volta dos 5% ABV. Atualmente é a bebida preferida dos millennials e, como era de se esperar, eu não achei graça nenhuma.
Os leitores da minha geração vão se lembrar do Keep Cooler, pois é…hard seltzer é pior.
A Truly Hard Seltzer, marca da Boston Beer Company (fabricante da cerveja Samuel Adams) é uma das lideres do mercado e já responde pela maior parte do faturamento da empresa. As grandes cervejarias perceberam a oportunidade que estavam perdendo e rapidamente lançaram a Bud Light Seltzer e Corona Seltzer. A bebida tem um mercado crescente e a briga pela liderança será ferrenha.
A Boston Beer Company é também proprietária das marcas Twisted Tea (hard tea) e Tura (hard kombucha). Mas deixemos essas para uma outra oportunidade…a vida está muito hard.
Cheers 😉