Que a cerveja é a bebida perfeita para um happy hour com os amigos, para o churrasco do fim de semana, para comemorações, para harmonizar com pratos saborosos, ou simplesmente para chegar em casa e relaxar após um dia exaustivo, isso é fato. Esse são apenas os mais simples benefícios da cerveja, mas ela pode ir muito mais além, você sabe quais são os melhores benefícios da cerveja para a saúde?
Recentemente, após uma série de estudos, alguns pesquisadores descobriram que a cerveja possui vários benefícios que podem ajudar as pessoas, quando o assunto é saúde. Mas, para aproveitar esses benefícios, deve-se levar em conta o consumo moderado da bebida, o que corresponde a 360 ml ao dia para mulheres e até 700 ml para homens. Conheça aqui os 10 benefícios da cerveja para a saúde.
10 benefícios da cerveja para a saúde
Aqui queremos lembrar e salientar que esses 10 benefícios da cerveja foram apontados por pesquisas é que só poderão ser eficazes se consumir a bebida seguindo a recomendação do limite diário e apenas para quem pode tomar cerveja. Se seu médico proibiu a sua cervejinha, siga a recomendação dele.
- Bebida menos calórica – mesmo que você sempre tenha ouvido dizer que cerveja causa barriga, uma pesquisa da Scientific Review, mostra que a cerveja é uma bebida com menos calorias que o vinho e o suco de laranja, por exemplo. Segundo Kathryn O’Sullivan, doutora que liderou a pesquisa, a famosa barriguinha de cerveja é a mesma de alguém que tome a mesma quantidade de vinho.
- Faz bem para o coração – Hoje já são mais de 100 estudos que apontam que seu consumo moderado, diminui em 25 a 40% o risco de morte por doença cardiovascular e ataque cardíaco.
- Mais vitaminas – Estudos realizados na Holanda apontaram que os participantes que consumiam cerveja apresentaram 30% dos níveis mais altos de vitamina B6. A cerveja possui também vitamina B12 e ácido fólico.
- Estimula o cérebro – Segundo estudos, o consumo moderado de cerveja pode manter Alzheimer ou demência controlada e com risco, reduzido em 20%, de ter uma doença mental. Inclusive os lúpulos, utilizados na produção da cerveja, podem ajudar a acabar com a insônia.
- Cerveja hidrata – Para chegar a essa conclusão o pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, mediu a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja, após a pratica de atividade física. Ele chegou a conclusão que a cerveja, consumida em quantidade moderada, não prejudica a hidratação após o exercício, sendo a mesma coisa que tomar água.
- Deixa mais inteligente – Segundo pesquisas desenvolvidas em Illinois, observou-se que após o consumo, de quantidade moderada de cerveja, os participantes da pesquisa resolviam com mais agilidade,um jogo de quebra-cabeças, do que seus oponentes, que não tinham consumido a bebida.
- A cerveja é nutritiva – Ela é rica em silício, um nutriente que ajuda a fortalecer os ossos, 350 ml de cerveja possui 1 grama de fibras e ainda quantidades de vitaminas B6, B12, niacina e riboflavina.
- Tem poder antimicrobianas – Um dos motivos de passarem a usar lúpulo na cerveja foi justamente por seu efeito antibacteriano. Essa função antimicrobiana do lúpulo pode eliminar micro-organismos que causam dano ao corpo, como algumas infecções bacterianas.
- Reduzir o estresse – Aqui vale lembrar que não é para se embriagar de cerveja. A dica é sempre seguir o limite diário recomendado, 350 ml para mulheres e 700 para homens. Essa quantidade já é o suficiente para ajudar a controlar o estresse e ansiedade.
- Pode ajudar a reduzir o risco de câncer – Com uma boa quantidade de antioxidantes, a cerveja pode ajudar a livrar os radicais livres de seu corpo. Inclusive um estudo descobriu que marinar a carne em cerveja, antes de prepará-la, elimina até 70% dos seus agentes cancerígenos.
Agora que você já sabe quais são os benefícios da cerveja para a saúde, que tal uma assinatura onde você recebe cervejas diferentes todos os meses? Saiba mais clicando aqui.