in

Mikkeller: a famosa cervejaria cigana

Quando Mikkel Borg resolveu fundar uma cervejaria, há 12 anos, ele não entendia absolutamente nada de cervejas especiais. Porém, isso não impediu que ele investisse em seu sonho, tudo a partir de suas experiências em bares, nos quais ele se interessou em fabricar no estilo homebrewing. Depois de 2 anos, fundou a cerveja Mikkeller.

O sucesso veio quando o rótulo Beer Geek Breakfast, uma Oatmeal Stout com café, foi eleita a melhor Stout pelo Rate Beer, um dos maiores sites de avaliação de cerveja do mundo. Atualmente, é uma das favoritas entre as cervejarias dinamarquesas.

Mikkeller e o modelo de cervejaria Cigana

Graças ao nascimento da cervejaria Mikkeller que o modelo de cervejaria cigana se popularizou. Mikkel Borg Bjergsø, fundador da marca, foi quem deu início a esse método de produção em 2006. Um grande diferencial da Mikkeller que é, sem dúvida, uma das vantagens de uma cervejaria cigana, é que suas cervejas são fabricadas em diversos países, como Noruega, Bélgica, Reino Unido e EUA e muitos de seus rótulos foram feitos em parcerias com outras cervejarias. Um exemplo dessas parcerias é a colaborativa da Mikkller com a americana AleSmith.

“As pessoas sempre me perguntaram quando vou abrir minha própria cervejaria e minha resposta sempre foi ‘nunca’. É a resposta mais fácil, mas está em minha mente há vários anos. Eu gosto de ser uma ‘cervejaria cigana’, mas sei que ter uma participação em uma cervejaria dos EUA vai mudar nossa posição aqui. Fazer cerveja em uma das melhores cervejarias do mundo realmente faz sentido. Se eles podem fabricar cervejas como fazem na AleSmith, não há como errar ”, diz Bjergsø no site oficial da Mikkeller.

A melhor cervejaria da Dinamarca

Ela é considerada a melhor cervejaria da Dinamarca e a terceira melhor cervejaria artesanal do mundo aos olhos do público, de acordo com o ranking do Rate Beer. O reconhecimento não vem apenas dos especialistas em cerveja artesanal: a Mikkeller passou a ser destaque no menu de restaurantes com estrelas no guia francês Michelin, como o Noma, em Copenhague e o El Celler de Can Roca, em Girona, Espanha.

Por transitar em meios específicos, a Mikkeller é capaz de trazer uma enorme variedade de rótulos inovadores, sem a preocupação de agradar aos gostos mais populares. Enquanto uma cervejaria comum chega a lançar 20 rótulos ao ano, Mikkel ultrapassa a marca de 100 cervejas anuais.

Mikkel Borg Bjergsø era um professor de matemática e física que começou a experimentar lúpulo, malte e fermento em sua cozinha em Copenhague e hoje exporta sua cerveja para 40 países diferentes e é internacionalmente reconhecido como um dos cervejeiros mais inovadores do mundo.

Curiosidade Mikkeller

Você sabia que as cervejarias Mikkeller e Evil Twin tem muitas coisas em comum?

São duas das mais reconhecidas artesanais do mundo, trabalham com o conceito de cervejaria cigana e conquistaram cervejeiros com seus rótulos inovadores. Mas a história não para por aí. O proprietário da Evil Twin, Jeppe Jarnit-Bjergsø, é irmão gêmeo de Mikkel Borg, da cervejaria Mikkeller. Jeppe começou a fazer cervejas quatro anos após Mikkel e, em um ato claro de provocação, batizou sua cervejaria de Evil Twin, ou “gêmeo malvado”.

Reza a lenda que a relação dos dois é cheia de conflitos. Os gêmeos têm personalidades opostas e não são fãs de relações muito diplomáticas, o que supostamente aqueceria a disputa na criação das cervejas. Em certo momento Jeppe mudou-se para os Estados Unidos. Foi um grande alívio para os que conviviam com ambos. Era como se a Dinamarca não fosse grande o bastante para esses dois.

Mas isso, sem dúvidas, é apenas uma curiosidade sobre as marcas, algo que certamente não tira o mérito de ambos os cervejeiros em produzir receitas memoráveis e de extrema qualidade. Se separados já são fenômenos cervejeiros, imagina se trabalhassem juntos. Já imaginou uma colaborativa entre essas as duas?

 

 

 

Kit Lúpulo Na Veia

Compre 4 Cervejas e Leve 8

de R$ 133,20
por R$

83,60

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!