Após passar alguns anos na Coreia do Sul, ensinando inglês, o professor Arthur Oestrike decidiu que estava na hora de voltar para casa e exercer a tradição empreendedora de sua família. Em parceria com um antigo colega de faculdade ele decidiu, em 2003, comprar uma delicatessen na cidade de Athens, no estado de Ohio. Dois anos depois, O’Hooley’s Irish Pub, o bar da cidade, fechou as portas e Arthur resolveu assumir o local. Na mesma época sua mãe (Jackie Oestrike) estava muito mal, fazendo um tratamento para câncer no pulmão. Arthur resolveu homenageá-la renomeando o bar, nascia assim o Jackie O’s Pub.
Ao saber da homenagem, já no leito de morte, a reação de Jackie Oestrike foi de surpresa: “Um bar”?!
“Será muito mais que um fucking bar, mamãe”, respondeu Arthur.
Promessa feita e cumprida. Alguns anos depois Jackie O’s se tornou referência em boas cervejas no estado de Ohio. O pub original se expandiu e, posteriormente, abriram uma cervejaria com taproom. Fazem também parte do empreendimento uma padaria e uma fazenda, que abastecem o restaurante e ainda utilizam as sobras de grãos usadas na fabricação de cervejas. Sustentabilidade é um princípio vivido diariamente na Jackie O’s.
Antes de virar lei, Jackie O’s já proibia o fumo dentro dos seus estabelecimentos. Uma medida para conscientizar sobre o câncer no pulmão e outros malefícios do cigarro.
Adquirir as cervejas da Jackie O’s não é das tarefas mais fáceis. A maioria delas são vendidas somente em Ohio, incluindo a famosa Mystic Mama IPA. Algumas cervejas especiais são vendidas fora do estado e, em um dia de sorte, eu encontrei a Hockhocking American Wild Ale em uma loja aqui em Boston. Uma excelente Sour Ale, envelhecida em barris de vinho, com cascas de toranja, camomila e pimenta do reino.
Hockhocking é o nome indigena de um rio, em Ohio. Nas margens desse rio é realizado, na primavera, o Nelsonville Music Festival, patrocinado pela Jackie O’s. Saudade de um festival de música com muita aglomeração, né minha filha?!
Essa é a Jackie O’s Brewery. Uma cervejaria que nasceu na cozinha de um pub e se expandiu para vários empreendimentos na pequena cidade de Athens. Mas todas essas realizações não são suficientes para a alma inquieta de Arthur Oestrike. Um professor sempre será um professor e ele voltou a dar aulas. Atualmente Oestrike ministra aulas de comunicação para negócios na Ohio University e está em conversações para um futuro curso de técnicas cervejeiras.
Cheers 😉
Conheça outras cervejarias clicando aqui.