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Cervejaria Seasons investe em novas latas e nova fábrica

A cervejaria Seasons, localizada em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, tem passado nos últimos meses por uma série de mudanças. A marca, uma das pioneiras da região a avançar para produção de cervejas para além da tradição alemã, muito comum no início do crescimento de microcervejarias no Brasil, ajudou a adicionar um posicionamento no mercado de cervejas artesanais que forma nicho bastante diversificado em número de participantes nos dias de hoje.

A Seasons, inaugurada em 2010, no ano passado passou a integrar o grupo CBCA e agora está passando por um período de transformações que este novo modelo de negócio do qual faz parte está ajudando a tornar viável. Entre os destaques neste sentido estão a adoção do uso de latas pela marca e uma nova fábrica que substituirá a sua unidade de produção anterior.

A diversificação de portfólio da Seasons, na direção de agregar a utilização de latas dentro dos produtos da cervejaria que contava apenas com opções em garrafas e barris, sempre foi um desejo da marca, porém com a entrada da empresa na CBCA esse caminho se tornou muito mais factível.

“A entrada na CBCA ajudou a viabilizar esse projeto no sentido de que na Seasons na planta de Porto Alegre a gente ainda não tinha o equipamento de envase em latas que a gente gostaria, e aí dentro da estrutura que a CBCA tem na infraestrutura que é muito mais robusta a gente conseguiu ter acesso a este de equipamento, material e investimento. Isso ajudou a gente a expandir para este lado [das latas] que a gente já queria há muitos anos.” comentou o sócio-fundador da cervejaria Seasons, Leo Sewald.

A CBCA foi criada em 2019 com a fusão das cervejarias Leuven e Schornstein, iniciando um negócio com o objetivo de impulsionar o mercado para as cervejarias num nível nacional e com operação mais racionalizada. Em 2020 se juntou a empresa a cervejaria gaúcha Seasons que contribuiu para adicionar maior complexidade ao portfólio da empresa. Recentemente, a CBCA lançou seu ecommerce próprio onde entre os produtos da holding figuram as latas produzidas pela Seasons.

A presença em latas da Seasons ajuda na percepção dos produtos da cervejaria dentro do contexto do chamado mercado High End, porém Leo argumenta que as cervejas da marca, independente da embalagem, possuem o mesmo nível de qualidade que está atrelada apenas ao nível de qualidade dos processos de produção e envase.

“Acredito que a Seasons envasando em latas auxilia nesse posicionamento no mercado ‘High End’, apesar de que como eu falei na minha primeira resposta. Em termos de qualidade de produto não existe diferença, tecnicamente. Um exemplo prático é que as latas bloqueiam 100% da luz e o vidro não, mas garrafas de cerveja âmbar bloqueiam 100% da luz que afeta negativamente a cerveja. Porém, hoje na leitura que o público faz no mercado “high end”, as pessoas enxergam que as latas são mais atraentes. A única vantagem tecnicamente das latas é serem mais leves que garrafas.”

Uma grande vantagem da utilização de latas pela Seasons, para além do posicionamento entre os produtos de topo visando consumidores mais especializados, está em inserir as cervejas da marca em ocasiões de consumo onde a embalagem se torna mais conveniente que garrafas.

“O grande apelo é realmente a diversificação de portfólio, hoje na cena ‘High End’ a galera acaba gostando mais de latas até pela própria questão dos estilos de cerveja que permeiam esse grupo de consumidores, que são cervejas que a galera toma na lata mesmo. Para o nosso caso a questão de diversifcar o portfólio colocando produtos em lata, para mim é muito bacana pq sempre imaginei uma pessoa tomando nossa Pacific (a Extra Pale Ale da Seasons) na praia e depois jogando ela no lixo de uma forma mais fácil sem risco de quebrar, gerar caco de vidro, uma coisa muito mais para consumo em ambiente externo” analisa Leo.

O fundador da Seasons enxerga que a própria demanda demanda por latas na visão de consumidores de cervejas artesanais mais segmentados entre os chamados beergeeks, acabou por direcionar maiores investimentos entre fabricantes de máquinas para envase para agregar tecnologia em envasadoras de latas para microcervejarias.

“Especialmente em termos de Brasil, atualmente os equipamentos para envase em latas evoluíram mais que para envase em garrafa. Garrafa é aquela coisa que começou há muito tempo atrás e temos ainda muitas mais cervejarias que envasam em garrafa do que em lata. Então os equipamentos mais modernos que nós temos disponíveis aqui no Brasil acabaram focando no envase em lata, e isso acaba causando uma evolução do produto em envase em lata. Mas se colocarmos os dois equipamentos [lata e garrafa] com nível tecnológico igual, a qualidade do produto será a mesma nas duas embalagens” analisa Sewald.

O sistema da CBCA viabilizou a produção consistente em latas da Season

Interessante perceber como o funcionamento em rede proporcionado pela atuação das cervejarias que integram a CBCA permitem montar uma estratégia onde grupo disponibiliza ativos para racionalizar a produção de seus produtos.

Especificamente para produção de suas latas, a Seasons tem utilizado a fábrica da Schornstein em Pomerode que já possui uma envasadora de latas com nível de tecnologia demandado pela gaúcha. Dessa forma, a diversificação de embalagens utilizou um equipamento já existente no grupo, ao invés da necessidade de investimento na aquisição de um novo

“A produção de latas tem ocorrido agora na fábrica de Pomerode, ela se iniciou na fábrica de Piracicaba, mas enxergamos que era mais atraente da fábrica de Pomerode e hoje nossas latas são envasadas 100% por lá” explicou Leo.

Os resultados obtidos na resposta do público em relação a adoção de latas pela marca tem animado a Seasons em relação ao projeto que tem sido desenvolvido e no esforço dado a utilização da embalagem.

“A recepção do público para as latas da Seasons tem sido avassaladoramente positiva. A galera tem comentado ‘Até que enfim!’, ‘Agora temos as latas com a vaquinha para colecionar!’, então tem sido super positivo. É sempre bom receber esse feedback positivo da galera, isso é legal e incentiva a gente a fazer cada vez mais. Tem produtos que a gente nem tinha planejado colocar em latas e a gente tá revisando por esse entusiasmo do público.”

O grande projeto da Seasons para 2021 é a inauguração da nova fabrica da marca que possuirá uma estrutura diferente da fábrica original da marca. A unidade ficará em Porto Alegre e está em fase de estudo final para sua localização e implantação.

“A gente tá com um projeto para a criação de um novo espaço em Porto Alegre, esse novo espaço a gente fazer com um novo ambiente de produção que vai ter uma cara mais de Seasons. A gente tá justamente numa etapa de detalhamento do projeto e prospecção de locais para executar isso aí. A gente tem um panorama de colocar isso até o final do ano em execução, porém hoje com pandemia instaurada no país a gente sabe que fica um pouco difícil de colocar um horizonte de prazo super concreto.”

A nova fábrica da cervejaria Seasons vai contar uma área mais planejada para servir os visitantes, concretizando uma ideia que já estava na cabeça de seus fundadores desde o início, mas que agora está ganhando a chance de se tornar realidade, enquanto isso as outras fábricas da CBCA estão suportando a produção dos produtos da marca durante o período de transição.

“A ideia é estar no final do ano com o negócio em operação, a ideia dessa fábrica é a gente fazer uma coisa que num passado distante quando a gente inaugurou a Seasons era o nosso grande projeto. A ideia da Seasons sempre foi de a gente ter um brewpub, a ideia é nós seguirmos nesse caminho de nós termo a operação de um brewpub na cidade. Isso passa por termos a operação de um bar, e isso na pandemia se torna mais complexo. A parte boa é que nós já temos uma parte bem encaminhada, temos tudo orçado e aprovado o resto será só executar. Neste meio tempo não faltará Seasons enquanto o novo projeto caminha estamos produzindo nas demais fábricas da CBCA.” finaliza Leo sobre o novo projeto para a Seasons

SOBRE A CBCA

A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal nasceu com o objetivo de fortalecer e fazer mais pela cerveja de qualidade. Com sedes em Piracicaba (SP) e Pomerode (SC), mantém em seu portfólio quatro marcas: Leuven, Schornstein, Seasons e The Drummer. Reconhecidas pelo seu potencial de inovação e pelas conquistas de prêmios nacionais e internacionais. Seja aumentando produção ou maximizando a capacidade de distribuição, a CBCA quer alcançar mais consumidores em todo país, levando produtos de excelência e com preços competitivos a mais mercados.

Fonte: Catalisi.com.br

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Escrito por Clube do Malte

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