cervejas do Rio Grande do Norte
in

As cervejas do Rio Grande do Norte

Ainda visitando o nordeste, agora vamos conhecer as cervejas do Rio Grande do Norte, estado que abriga uma das capitais mais bonitas do Brasil inteiro e algumas ótimas cervejarias que nós vamos conhecer agora.

Você sabe o que é um bacurim?

Lá no Ceará atribuem esse nome aos porcos filhotinhos, e lá em Mossoró, município do interior do RN, foi o nome dado à cervejaria Bacurim. Uma das principais cervejarias do estado, ela funciona daquele jeito que a gente ama: como brewpub. Isso significa que você pode conhecer as cervejas deles diretamente da fonte! Curtindo o bar que fica junto da fábrica.

E a Bacurim não é qualquer cervejaria, não. Eles realizam seu próprio festival, com atrações musicais e tudo mais. Além disso, oferecem também cursos cervejeiros. É claro que um porquinho é quem dá a cara nos rótulos e você pode esperar cervejas superespeciais, algumas com adição de “baunilha nordestina”, erva-cidreira colhida no jardim da fábrica ou uma Dubbel com adição de rapadura potiguar. Deu vontade de se mudar pra Mossoró, né minha filha?

A primogênita das cervejas do Rio Grande do Norte

A primeira cervejaria do Rio Grande do Norte tem aquela história que a gente conhece e, muitas vezes, é receita de sucesso: começou como homebrew. Voltamos para 2009, quando aos poucos a Cervejaria Holanda foi aumentando sua produção e passou a ser uma nanobrew. 

Estamos falando de 9 rótulos bem legais, e que alguns certamente incluem uma experiência mais do que especial para quem for degustar. Produzindo desde uma clássica American Lager até uma complexa Belgian Dark Strong Ale, a Holanda também passa por estilos como: Kölsch, IPA, Irish Red Ale e uma série especial de Blond Ales chamada de Rubia, em homenagem a esposa do proprietário da cervejaria. Amamos cervejas que possuem história!

Amigos com orgulho!

Aqui estamos reunidos com amigos que produzem cerveja como hobby, resolvem desbravar por aí, ganham prêmios e percebem que esse é o caminho que precisam traçar juntos. E deu certo! A cervejaria Raffe uniu todo o conhecimento de seus criadores com o amor pelo estado em que vivem.

Você pode encontrar diversas homenagens pelos rótulos das cervejas, como na Ribeira, que faz referência a um dos bairros mais antigos e boêmios de Natal, e a 084 IPA com o DDD do estado Mas a minha favorita é a Ludovicus, uma Catharina Sour com goiaba que segundo o site da marca tem seu nome em “homenagem a um dos maiores folcloristas do Brasil, o potiguar Luiz da Câmara Cascudo, que além do folclore era um entusiasta da gastronomia e amava goiaba”. Demais!

E aí, agora que já conheceu mais das cervejas do Rio Grande do Norte, pra onde você quer ir mês que vem? Manda um e-mail para revista@clubedomalte.com.br e conta pra gente!

Cheers!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.