Cerveja especial belga – conheça essa ousada escola cervejeira

Como você viu no post anterior sobre a escola cervejeira alemã, as escolas cervejeiras são regiões que produzem cervejas há muitos anos, seguindo alguns critérios e parâmetros. São grandes nações que influenciaram a cerveja produzida no mundo todo. Para dar continuidade na nossa série de posts sobre as escolas cervejeiras, hoje trazemos um panorama geral sobre a cerveja especial belga, uma ousadia da escola cervejeira e suas peculiaridades.

Ao contrário da escola alemã, a escola belga traz criações cervejeiras mais ousadas e se destaca pela criatividade e sabores complexos. Mesmo em um território tão pequeno a Bélgica possui mais de 200 cervejarias, quase 1000 marcas e dezenas de estilos próprios.

Com suas Ales bastante complexas, a cerveja especial belga é produzida com uso de vários tipos de ingrediente, sejam eles outros cereais, ou até mesmo, frutas, condimentos e especiarias. Também se destacam por produzirem, de maneira geral, cervejas mais alcoólicas, com teor passando de 10% de álcool. Outra característica da cerveja especial belga são seus aromas e sabores que vão do ácido, condimentado e frutado, ao adocicado e alcoólico, isso graças ao uso da levedura belga.

É na Bélgica também que estão seis dos 12 mosteiros trapistas, os quais produzem as famosas e mais cultuadas cervejas do mundo, são eles: Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren. Trapistas são cervejas produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista, dentro ou nas proximidades do mosteiro e passam por um rigoroso controle de qualidade. Cheia de detalhes, no post “O que são as Cervejas Trapistas?” você confere tudo sobre essas preciosas cervejas. Além dos mosteiros trapistas, existem no país mais de 20 abadias que produzem cervejas.

A sofisticação também faz parte da escola cervejeira belga. Termos como Brut Reserve, grand Cru e Cuvée, são aplicados a algumas cervejas belgas, de acordo com sua origem e processo. Um exemplo é a cerveja DeuS Brut Des Flandres, produzida pelo método de champenoise, assim como um espumante francês.

Os estilos de cerveja especial belga mais clássicos são: Dubbel, Tripel, Quadruppel, Blonde Ale, Witbier, Fruit Beer, Lambic, Strong Golden Ale e Gueuze. Entre outras, suas principais marcas são Delirium, Leffe, Hoegaarden, Chimay e Duvel.

Cerveja especial belga – conheça essa ousada escola cervejeira

Como você viu no post anterior sobre a escola cervejeira alemã, as escolas cervejeiras são regiões que produzem cervejas há muitos anos, seguindo alguns critérios e parâmetros. São grandes nações que influenciaram a cerveja produzida no mundo todo. Para dar continuidade na nossa série de posts sobre as escolas cervejeiras,

Harmonizações de cerveja com comida de boteco

E aí, nação botequeira! Não é de hoje que a gente sabe que brasileiro adora um boteco, hein? Seja ele um boteco raiz ou um boteco “gourmet”, a gente vai estar lá colado naquela mesona de bilhar e naqueles petiscos variados que geralmente só encontramos nesse tipo de lugar. Aqui,

Receita de Tilápia com molho de cerveja e maracujá

Neste post separamos uma receita de tilápia com molho de cerveja e maracujá. Esse prato leva na sua receita a cerveja do estilo New England IPA. As cervejas New England IPA são parte de um novo estilo, que deriva das famosas IPAs americanas. Tem como características: aparência turva; conter trigo,