Cerveja vegana – como saber quais são ou não?

Quando se pensa no estilo de vida vegano, você pode imaginar que a maioria das cervejas são feitas sem produtos de origem animal, já que seus ingredientes principais são lúpulo, malte, água e levedura, não é mesmo? Mas nem toda cerveja é uma cerveja vegana, isso porque algumas marcas utilizam produtos de origem animal como gelatina e cola de peixe no processo de filtração, o que torna a nossa bebida favorita não vegana.

O que define uma cerveja vegana ou não?

Algumas cervejarias usam um colágeno, chamado de “Isinglass” para a clarificação da cerveja. O Isinglass é uma espécie de “cola de peixe”, essa substância é extraída da bexiga seca de alguns peixes de água doce, principalmente do esturjão. E geralmente essa substância é usada nas cervejas que são colocadas em barris, isso faz com que não sejam cervejas veganas.

Aqui no Brasil o uso do Isinglass não é tão comum na fabricação de cervejas. Mas existem outros fatores que contribuem para que a maioria das grandes cervejarias brasileiras não sejam consideradas veganas. Um desses fatores é o envolvimento das grandes empresas fabricantes de cervejas nacionais no patrocínio de rodeios, vaquejadas e outras atividades de exploração animal.

Como saber quais cervejas são veganas?

Com diversas cervejarias no mercado você pode ficar na dúvida de quais cervejas são ou não são veganas. Uma dica para descobrir cervejas veganas é acessando o site http://www.barnivore.com/ Esse é um banco de dados que usa a troca de e-mails com as cervejarias para criar uma base de cervejas veganas, além de vinhos e outras bebidas alcoólicas. Mas, é importante ressaltar que o site não considera empresas que apoiam outros tipos de exploração animal, como vaquejadas e rodeios. Além disso, você pode consultar outros sites e páginas nas redes sociais que informam sobre marcas veganas. Outra dica é validar essa informação de ser ou não uma cerveja vegana, diretamente com o fabricante.

Conheça algumas marcas de cerveja que são veganas:

Corona – a empresa mexicana não utiliza produtos de origem animal

Guinness – a marca irlandesa mudou há alguns anos o modo de produção das suas cervejas para não usar mais produtos de origem animal.

Hofbräuhaus (HB) – a cervejaria com mais de 400 anos de história tem sua cerveja exportada para o mundo todo, e é vegana.

Pilsner Urquell – esse é um dos maiores nomes do mundo no mercado das cervejas do estilo Pilsen, (nós já contamos a história por aqui), também é vegana.

E para fechar essa listinha, a Samuel Adams Boston Lager, da cervejaria Boston Beer Company é uma ótima opção de cerveja vegana, além de ter um sabor marcante.

Conhece mais marcas de cerveja vegana? Comenta aqui e conta pra gente!

Cervejas La Trappe: para beber de joelhos

A história da cervejas La Trappe começou ainda em 1880, quando Dom Dominicus Lacaes, abade do mosteiro trapista Sainte-Marie-du-Mont, em Mont-des-Cats, no norte da França, estava preocupado com o destino dos seus monges. Naquela época, uma lei francesa ameaçou a existência de mosteiros no país e o futuro não parecia

Diferenças entre cervejas e vinhos

Comparar vinho e cerveja é algo quase que inevitável, são dois mercados que vem evoluindo com o passar do tempo e ganhando mais adeptos ao redor do mundo. Essas duas bebidas tem histórias seculares, são fermentadas, alcoólicas e harmonizam muito bem com diversos alimentos. Mas nesse texto nós resolvemos listar

Dia Mundial do Café – cervejas com café são possíveis?

Dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, essa bebida que é uma das favoritas ao redor do mundo e está no dia a dia de grande parte da população. A paixão pelo café no Brasil é fácil de ser justificada, isso porque o país é o