Cerveja vegana – como saber quais são ou não?

Quando se pensa no estilo de vida vegano, você pode imaginar que a maioria das cervejas são feitas sem produtos de origem animal, já que seus ingredientes principais são lúpulo, malte, água e levedura, não é mesmo? Mas nem toda cerveja é uma cerveja vegana, isso porque algumas marcas utilizam produtos de origem animal como gelatina e cola de peixe no processo de filtração, o que torna a nossa bebida favorita não vegana.

O que define uma cerveja vegana ou não?

Algumas cervejarias usam um colágeno, chamado de “Isinglass” para a clarificação da cerveja. O Isinglass é uma espécie de “cola de peixe”, essa substância é extraída da bexiga seca de alguns peixes de água doce, principalmente do esturjão. E geralmente essa substância é usada nas cervejas que são colocadas em barris, isso faz com que não sejam cervejas veganas.

Aqui no Brasil o uso do Isinglass não é tão comum na fabricação de cervejas. Mas existem outros fatores que contribuem para que a maioria das grandes cervejarias brasileiras não sejam consideradas veganas. Um desses fatores é o envolvimento das grandes empresas fabricantes de cervejas nacionais no patrocínio de rodeios, vaquejadas e outras atividades de exploração animal.

Como saber quais cervejas são veganas?

Com diversas cervejarias no mercado você pode ficar na dúvida de quais cervejas são ou não são veganas. Uma dica para descobrir cervejas veganas é acessando o site http://www.barnivore.com/ Esse é um banco de dados que usa a troca de e-mails com as cervejarias para criar uma base de cervejas veganas, além de vinhos e outras bebidas alcoólicas. Mas, é importante ressaltar que o site não considera empresas que apoiam outros tipos de exploração animal, como vaquejadas e rodeios. Além disso, você pode consultar outros sites e páginas nas redes sociais que informam sobre marcas veganas. Outra dica é validar essa informação de ser ou não uma cerveja vegana, diretamente com o fabricante.

Conheça algumas marcas de cerveja que são veganas:

Corona – a empresa mexicana não utiliza produtos de origem animal

Guinness – a marca irlandesa mudou há alguns anos o modo de produção das suas cervejas para não usar mais produtos de origem animal.

Hofbräuhaus (HB) – a cervejaria com mais de 400 anos de história tem sua cerveja exportada para o mundo todo, e é vegana.

Pilsner Urquell – esse é um dos maiores nomes do mundo no mercado das cervejas do estilo Pilsen, (nós já contamos a história por aqui), também é vegana.

E para fechar essa listinha, a Samuel Adams Boston Lager, da cervejaria Boston Beer Company é uma ótima opção de cerveja vegana, além de ter um sabor marcante.

Conhece mais marcas de cerveja vegana? Comenta aqui e conta pra gente!

Layback – a cervejaria que nasceu para apoiar o esporte

Em 2013, a cervejaria Layback nasceu no bairro do Rio Tavares, em Florianópolis, fruto de uma iniciativa do empreendedor e skatista André Barros e do seu filho Pedro Barros, tetracampeão mundial de skate. O bairro Rio Tavares é conhecido por ser o coração do skate, da arte e da música

Cerveja Eden Beer – a primeira artesanal de Maringá

A cervejaria Eden Beer, fundada em 2010, foi a primeira cervejaria artesanal de Maringá, cidade no Norte do Paraná. A cervejaria Eden Beer foi criada para quebrar a barreira do malte e do lúpulo produzindo cervejas com alto grau de drinkability, harmonizando os mais variados ingredientes que vão desde receitas

Bourgogne des Flandres – Uma cervejaria da Veneza do Norte

Bruges. Não importa qual o seu estilo de vida, nem se você é cervejeiro, se está sozinho, em casal ou em amigos, tampouco se está um calor de matar ou um frio congelante: você vai curtir muito cada segundo nessa cidade. Ao contrário do que trata o filme “Na Mira