Tá a fim de amargor? A cerveja artesanal IPA é para você!

A cerveja artesanal IPA está na moda, isso não podemos negar, mas você sabe a diferença entre os mais variados estilos de IPAs? Bom, tudo começou com a primeira IPA, as cervejas Inglesas, na sequência vieram as American IPAs, mais amargas e lupuladas e por fim suas variações com o uso de outros ingredientes especiais, como Black IPAs, Imperial IPAs e White IPAs.

Vale ressaltar que existem diferentes regiões produtoras de lúpulos, cada região tem um terroir característico. Lúpulos americanos são mais cítricos, frutados e resinosos, já os lúpulos ingleses tem um perfil florar/terroso que combina muito bem com cervejas mais maltadas. Os lúpulos da Europa em geral oferecem um perfil mais condimentado como pimenta e especiarias e por fim os lúpulos australianos que são bem frutados, praticamente passam aroma de frutas bem maduras para as cervejas.

Você sabia que tem até um dia especial para comemora a cerveja IPA? Isso mesmo, toda primeira quinta-feira de agosto é comemorado o Dia da Cerveja IPA. Aproveitamos a data para te contar um pouco mais sobre essa amarguinha que tanto amamos!

Conheça derivações da cerveja artesanal IPA

cerveja artesanal ipa

Sabendo que a cerveja artesanal IPA é um tipo de cerveja bem lupulada e que existem as diferenças entre os perfis de lúpulos, temos agora a missão de entender melhor cada estilo e o que cada um deles oferece na sua degustação. Escrevemos um guia bem legal sobre cada um dos estilos, que você pode conferir nos links abaixo:

  • American IPA;
  • Belgian IPA;
  • Black IPA;
  • English IPA;
  • White IPA.

Uma sugestão é fazer a comparação entre duas IPAs de estilos diferentes. Isso ajuda a entender o perfil do lúpulo e as características de fermentação ou especiarias utilizadas.

O Clube do Malte possui uma área exclusiva para a cerveja artesanal IPA, além de um e-book sobre os segredos do lúpulo e diversos posts destrinchando e explicando sobre as variações do estilo IPA.

>

Cervejas La Trappe: para beber de joelhos

A história da cervejas La Trappe começou ainda em 1880, quando Dom Dominicus Lacaes, abade do mosteiro trapista Sainte-Marie-du-Mont, em Mont-des-Cats, no norte da França, estava preocupado com o destino dos seus monges. Naquela época, uma lei francesa ameaçou a existência de mosteiros no país e o futuro não parecia

Diferenças entre cervejas e vinhos

Comparar vinho e cerveja é algo quase que inevitável, são dois mercados que vem evoluindo com o passar do tempo e ganhando mais adeptos ao redor do mundo. Essas duas bebidas tem histórias seculares, são fermentadas, alcoólicas e harmonizam muito bem com diversos alimentos. Mas nesse texto nós resolvemos listar

Dia Mundial do Café – cervejas com café são possíveis?

Dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, essa bebida que é uma das favoritas ao redor do mundo e está no dia a dia de grande parte da população. A paixão pelo café no Brasil é fácil de ser justificada, isso porque o país é o