cervejarias de maringá
Foto: blog.db1group.com
in

Brasil Cervejeiro: Conheça as cervejarias de Maringá

É claro que a 3ª maior cidade do estado do Paraná tem história cervejeira pra contar. Hoje desembarcamos na terra dos pés-vermelhos: Maringá. É certo que a história é recente, podemos considerar que começou em meados de 2012, mas acredite, nesses oito anos muita cerveja nasceu por lá, além de importantíssimos prêmios para as cervejarias locais e a criação do NUCEM (Núcleo das cervejarias de Maringá).

É pioneira que chama?

Vamos começar por quem chegou antes de todas as outras cervejarias de Maringá, estou falando da Cervejaria Araucária. No final de 2012 alguns amigos se uniram em prol da vontade de produzir cerveja de qualidade. E deu certo, em 2015 a cervejaria já carregava prêmios do Festival de Blumenau e do South Beer CUP. ” Nós desejamos revolucionar o conceito desta bebida milenar, proporcionando um novo mundo de sabores e aromas com matérias primas de primeira qualidade e com a autenticidade de nosso Mestre cervejeiro”, trecho do site da marca.  

cervejarias de Maringá
Foto: Instagram oficial.

Particularmente eu gostei bastante de algumas criações da cervejaria. Tem uma em homenagem a maior jogadora de futebol de todos os tempos, nossa camisa 10, a Marta. E quem concorda, respira, estamos falando de uma bela Session IPA chamada Dibre das Mina. Tem também a premiadíssima ESB, chamada de Gralha Azul (até hoje vi pouquíssimos exemplares nacionais desse estilo). E como Maringá é quente pra burro, a cervejaria possui uma versão refrescante de Witbier com casca de limão e uma IPA com adição de abacaxi, já quero! Mas o destaque vai para a Mr. Tangerine Man, uma Session IPA que leva na receita adição de 40 kg de casca de tangerina, se você curtiu a New Sensession Tangerine da Invicta, aqui teremos uma bela disputa.

Brasil Cervejeiro: Um passeio por Floripa

Já pode pedir música no Fantástico

Sabia que uma das cervejarias de Maringá já foi eleita três vezes a melhor cervejaria do Brasil? A Cathedral oficializou seus trabalhos em 2014. Inicialmente o plano era atender apenas às gôndolas em mercados, mas com o passar do tempo e estudos de mercado, a cervejaria passou a atender demandas em bares e restaurantes. E, hoje em dia, precisa inclusive produzir em outras cervejarias para atender todo o público. Haja cerveja, né?

cervejarias de Maringá
Foto: Instagram oficial.

A Cathedral possui aproximadamente 20 cervejas de linha, agora se prepare, mais de 50 rótulos sazonais (!!!), o que explica a necessidade de “emprestar” um espacinhos em outras cervejarias, e por fim, aproximadamente 15 rótulos com colaborativos. De tudo isso, indico a Sour com cajú, coco e cajá, feita em parceria com a Hump Beer aqui de Curitiba. Fato é que a Cathedral faz muita cerveja e faz muito bem. Então não perca de jeito nenhum a oportunidade de experimentar alguns rótulos da cervejaria quando tiver a oportunidade.

O Jardim Cervejeiro

Outra cervejaria considerada pioneira em Maringá é a Eden Beer, já tive o prazer de experimentar vários rótulos de lá e posso afirmar que são ótimos. A cervejaria começou com a produção de 5 mil litros mensais e hoje já pulou para 200 mil litros mensais, atendendo pubs, serviços de delivery por Maringá, além de atender aproximadamente 30 cidades com distribuição de suas várias cervejas. Os rótulos são todos bem divertidos e você pode sentir um pouco da vibe que a marca quer transmitir ali pelo seu Instagram (@edenbeer), eles possuem um storytelling incrível e pra você entender do que eu tô falando, é só abrir o 1º destaque da rede social deles.

cervejarias de Maringá
Foto: Instagram oficial.

Das várias cervejas que degustei da marca, vale uma menção honrosa pra American Wheat com adição de melancia, ela ficou bem refrescante e fácil de tomar, pra uma terra quente igual Maringá, é uma excelente pedida pra relaxar depois de um dia de trabalho, fica a dica. Lembro também de ter gostado bastante da Irish Red Ale. Você tem momentos com a cerveja? Eu passo por épocas que fico fissurada em notas amargas, depois vou atrás de cervejas com fermento belga, mas quando tomei a Red Ale da Eden, por coincidência estava na minha época de cervejas com perfil mais maltado, então foi um copo cheio pra mim!

Clube do Malte, não. Sabores do Malte, por favor

Vou parafrasear a cervejaria “A Sabores do Malte nasceu com base no conceito de consumo consciente. Considerando a produção em massa, comprar do produtor local é uma alternativa que ajuda a reverter parte dos problemas com os quais estamos preocupados e ainda colabora para o desenvolvimento da economia regional.”

cervejarias de Maringá
Foto: Instagram oficial.

A gente ama cervejaria com esse tipo de pensamento e iniciativa, mas outro diferencial legal da Sabores do Malte é que ela vive no esquema de brewpub, você toma as cervejas num bar diretamente da fábrica, e a gente sabe que não tem cerveja mais saborosa do que aquela fresquinha, né? Além de poder comer no próprio local e contar com receitas exclusivas que levam adição de cerveja, como o prato “Couvert”, que se trata de um pão de malte com caponata. E no próprio cardápio consta ali a origem do prato e com qual tipo de cerveja ele vai harmonizar melhor, da hora!

Chegamos ao final de mais uma viagem cervejeira. Tá faltando alguma cidade imperdível pra gente se aventurar? Manda a sugestão!

Se você gostou de conhecer as cervejarias de Maringá e quer conhecer outras cervejarias, clique aqui.

Cheers!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.