Quando falamos da história da cerveja e sua criação sempre surge a curiosidade de saber a resposta para a seguinte pergunta: quem inventou a cerveja? Mas, para facilitar, já vou começar te dizendo que a resposta para essa pergunta é: ninguém.
Isso mesmo, não é possível dizer com exatidão quem foi a pessoa responsável pela criação dessa bebida que tanto gostamos, porque diferente de outras grandes invenções humanas, como telefone, avião e a lâmpada, a cerveja não foi criada e sim descoberta.
8 motivos que vão te fazer acreditar que a cerveja salvou o mundo
E como a história da cerveja começou?
Pesquisadores acreditam que tudo começou por volta de 9.000 a.C quando o homem passou a estocar grãos para se alimentar e deixou de lado a vida nômade. Acredita-se que em um desses locais de armazenamento uma quantidade de água – provavelmente da chuva – entrou em contato com os grãos, isso fez com que a cevada produzisse açúcar, logo em seguida choveu novamente ao ponto que o vaso ficou cheio de água, produzindo assim o CO2 e o álcool. E assim surgiu a cerveja!
Os primeiros registros arqueológicos da cerveja datam de 6.000 a.C e são da Suméria, região onde hoje é o Iraque, e se trata de uma tábua com a imagem de pessoas bebendo cerveja.
E qual a relação da mulher com a história da cerveja?
Muitos acreditam que foi a mulher quem inventou a cerveja, mas o fato é que dados históricos apontam que a cerveja foi feita acidentalmente e não criada por alguém. Mas, a mulher tem sim um papel importante na história da cerveja, é possível dizer que as mulheres foram as primeiras mestras-cervejeiras. Segundo Ronaldo Morado, autor da Larousse da Cerveja, foram as mulheres que aperfeiçoaram o processo de fabricação da bebida.
Em 4.000 a.C acreditava-se que as mulheres tinham poderes divinos, isso porque o processo de produção da cerveja não era muito claro na época, e eles não entendiam como acontecia a fermentação.
A relação das mulheres com a criação/descoberta da cerveja e as divindades era tão grande que Ninkasi, a Deusa da agricultura suméria, também se tornou a Deusa da Cerveja.
Com o passar do tempo e com a criação da escrita fica muito mais fácil rastrear a história da cerveja e sua evolução com os anos. Mas o ponto importante aqui é que, quando te perguntarem quem inventou a cerveja, você saberá que a nossa bebida favorita não foi criada e sim descoberta.