A cerveja artesanal IPA está na moda, isso não podemos negar, mas você sabe a diferença entre os mais variados estilos de IPAs? Bom, tudo começou com a primeira IPA, as cervejas Inglesas, na sequência vieram as American IPAs, mais amargas e lupuladas e por fim suas variações com o uso de outros ingredientes especiais, como Black IPAs, Imperial IPAs e White IPAs.
A história começou no século XVIII, quando as cervejas eram fabricadas especialmente para os oficiais do Exército Britânico residentes na Índia, onde eles enfrentavam um calor insuportável e ausência de água potável. Assim, para que as cervejas suportassem a longa viagem da Inglaterra até a Índia, a bebida era produzida com uma quantidade maior de lúpulo e malte para dar mais potência. O que as dava um sabor frutado e maior teor alcoólico, além de aumentar a sua conservação pelo elevado teor alcoólico.
Vale ressaltar que existem diferentes regiões produtoras de lúpulos, cada região tem um terroir característico. Lúpulos americanos são mais cítricos, frutados e resinosos, já os lúpulos ingleses tem um perfil florar/terroso que combina muito bem com cervejas mais maltadas. Os lúpulos da Europa em geral oferecem um perfil mais condimentado como pimenta e especiarias e por fim os lúpulos australianos que são bem frutados, praticamente passam aroma de frutas bem maduras para as cervejas.
Você sabia que tem até um dia especial para comemora a cerveja IPA? Isso mesmo, toda primeira quinta-feira de agosto é comemorado o Dia da Cerveja IPA. Aproveitamos a data para te contar um pouco mais sobre essa amarguinha que tanto amamos!
Conheça derivações da cerveja artesanal IPA
Sabendo que a cerveja artesanal IPA é um tipo de cerveja bem lupulada e que existem as diferenças entre os perfis de lúpulos, temos agora a missão de entender melhor cada estilo e o que cada um deles oferece na sua degustação. Escrevemos um guia bem legal sobre cada um dos estilos, que você pode conferir nos links abaixo:
Uma sugestão é fazer a comparação entre duas IPAs de estilos diferentes. Isso ajuda a entender o perfil do lúpulo e as características de fermentação ou especiarias utilizadas.
O Clube do Malte possui uma área exclusiva para a cerveja artesanal IPA, além de um e-book sobre os segredos do lúpulo e diversos posts destrinchando e explicando sobre as variações do estilo IPA.