Dia 23 de abril marca os 500 anos da Reinheitsgebot, ou Lei de Pureza Alemã. Essa lei foi promulgada pelo Duque da Baviera, Guilherme IV, limitando os ingredientes da cerveja a malte de cevada, lúpulo e água. Na época a levedura ainda não era conhecida, sendo incorporada tempos depois. O Dia da Cerveja Impura será um manifesto contra a Lei da Pureza. A ideia é celebrar, justamente no dia 23 de abril, a liberdade cervejeira e o momento de transformação e evolução da cerveja no mundo.
Muitas cervejarias seguem a Lei da Pureza Alemã, mas muitas outras, entre elas algumas das melhores do mundo, estão longe de seguir esse conceito da lei. Incluem em suas produções os mais diversificados ingredientes, a fim de proporcionar as mais variadas possibilidades de experiências gustativas da cerveja. O Dia da Cerveja Impura tem a intenção de mostrar que podemos beber livre de amarras, e também, apresentar ao público cervejeiro tudo o que teriam perdido e deixado de consumir, caso a lei fosse seguida a risca por todas as cervejarias.
Bizarro: a anti-cerveja
Para agitar ainda mais o Dia da Cerveja Impura, as cervejarias Morada Cia Etilica, 2Cabeças e a alemã Freigeist, fizeram uma colaborativa e criaram a Bizarro, a anti-cerveja. Trata-se de uma cerveja que não leva malte de cevada, nem lúpulo e nem mesmo água. Para sua produção a Maltes Catarinense preparou malte de arroz e de aveia. Como líquido, foi usado chimarrão, água de coco e sidra (fermentado de maçã). Para tempero, a escolha foi zimbro, sementes de coentro e losna e para fermentar um blend de Saison com Brett. O conceito da Bizarro é desafiar todos os elementos da lei da pureza.
Com o vídeo abaixo você pode entender, ainda melhor, sobre o conceito do Dia da Cerveja Impura, de um jeito bem descontraído. Que tal conferir?
Hoje a cerveja está mais viva, inovadora e mais incrível do que nunca. O público tem sede de novidade e o cervejeiro muitas ideias para produzir. Esta celebração da liberdade cervejeira que acontecerá em vários locais do mundo, inclusive na Alemanha, tem também a intenção de mostrar que seguir uma lei não significa, necessariamente, estar dentro dos padrões de qualidade.
O Lançamento da Cerveja Impura
O nosso Sommelier de Cervejas Henrique Cruz foi até o evento e trouxe suas impressões pra gente:
Durante o dia inteiro os cervejeiros da Morada Cia Etilica fizeram uma maratona para visitar os bares e pontos de venda em Curitiba, em cada parada muitas pessoas tiravam fotos. As mais curiosas perguntaram como foi fabricada, quais os ingredientes, e o resultado era sempre o mesmo: “parabéns, está excelente”. Ou aos que ainda não tinham provado a bebida “me veja uma pint que eu quero provar”. Todos os clientes que provaram a bebida gostaram muito, elogiaram os seus criadores e ainda brincaram com o nome “é bizarra mesmo” justificando que não parece uma cerveja, ao mesmo tempo que é complexa devido a todos os ingredientes utilizados e ainda é leve e refrescante.
O evento foi um sucesso pelo Brasil inteiro. Pessoas que não são apreciadores das cervejas artesanais puderam provar um pouco dessa bebida que defendeu a cultura cervejeira e o processo de criação dos mestres cervejeiros. Já os cervejeiros fanáticos e colecionadores garantiram logo suas garrafas.
Degustação da Cerveja Bizarro
Aroma de vinho branco, chá, sidra, no sabor água de coco aparece muito sutil, o chá e a sidra dominam o paladar, final levemente adocicado, formação de espuma média e com baixa retenção, carbonatação média com bolhas grandes, no copo uma bebida de cor dourada brilhante.