Origem dos grãos, tipo de torra e certificados, este é um guia definitivo para um café de qualidade entre as opções das prateleiras
Se você gosta de café, sabe que escolher um bom produto faz toda a diferença na hora de preparar uma xícara deliciosa. Aqui no Brasil, somos um dos maiores produtores de café do mundo, e isso reflete na variedade de opções que encontramos nas lojas. Mas, como saber qual é o melhor para você?
Leia as notas sensoriais na embalagem, que descrevem aromas e sabores como frutado, floral ou achocolatado, ajudando a identificar o perfil desejado. Considere também a intensidade e a acidez do café: cafés mais fortes e com maior acidez são ideais para quem gosta de sabores marcantes e refrescantes.
Aqui no Brasil, somos um dos maiores produtores de café do mundo, e isso reflete na variedade de opções que encontramos nas lojas. Mas, como saber qual é o melhor para você?
Na embalagem, você também encontra detalhes importantes como:
Origem dos grãos: regiões diferentes produzem cafés com sabores únicos. Por exemplo, o café de Minas Gerais costuma ser suave, enquanto o de São Paulo pode ser mais encorpado.
Certificações: selos de qualidade, como os da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) ou da Specialty Coffee Association (SCA), indicam produtos de alta qualidade e bem avaliados por especialistas.
A torra do café influencia seu sabor: torra clara preserva notas delicadas, média oferece equilíbrio, e torra escura é mais intensa e amarga. Para garantir frescor, prefira embalagens com válvula ou proteção a vácuo e verifique a data de validade. Comprar grãos inteiros e moer na hora também potencializa aroma e sabor.
Mais: Prefira embalagens com válvula ou proteção a vácuo, que mantém o café fresco por mais tempo, além de verificar a data de validade. Se for possível, opte por grãos inteiros, para um preparo de mais qualidade.