O queijo tem se tornado o queridinho dos chefs e apreciadores de boas receitas. A iguaria pode integrar todas as refeições, seja dando um toque especial ao café da manhã, na forma de um requeijão ou cream cheese; em fatias dentro do pão a ser saboreado no lanche da tarde ou em pratos mais elaborados como risotos; massas etc.
Pelo mundo é possível encontrar uma variedade de opções de queijos e a diferença entre eles está na matéria prima utilizada (leite de vaca, cabra, ovelha, búfala), textura (macia, firme), sabor (leve, picante), cor (branca, amarela), odor (marcante, suave) e composição nutricional (mais ou menos calórico, em função da quantidade de gordura).
Minas Gerais é considerado o polo dos queijos artesanais. Não é à toa que muitos deles sempre são premiados dentro e fora do país, como o que ocorreu no Concurso “Global de Queijos e Produtos Lácteos” (em francês, Mondial du Fromage et des Produits Laitiers), realizado em Tours/ Na França, em junho de 2017. O evento reuniu mais de 700 produtores de 20 países e 11 produtores mineiros foram premiados no Mundial.
Vale destacar que, em vários eventos de queijos espalhados pelo mundo afora, sempre tem um queijo mineiro. Não dá para falar de queijos mineiros sem citar o nosso pão de queijo. Uma receita típica mineira que ganhou o mundo.
Combinação cerveja e queijo
E dá para combinar cerveja e queijo sim! Um bom degustador de cervejas gosta de ter sempre por perto taças ou copos estilizados, ambiente arejado, boa companhia e deliciosos petiscos. E o queijo passou a integrar esse momento de sabor. Antes, muitos pensavam que harmonizar queijos e cervejas era algo meio maluco, mas a cada ano aumenta os fãs desta combinação. A grande variedade de cervejas espalhadas pelo Brasil possibilita harmonizações diversas com queijos. Quer saber mais? Darei dicas em breve para você. Acompanhe.
>>> Cerveja e queijo sim senhor! Aprenda a mandar bem nessa harmonização
Quer saber tudo sobre queijos? Acesse o Portal do Queijo e fique por dentro de tudo sobre o universo queijeiro!