in

Pesquisa revela dados sobre o mercado de cervejas especiais no Brasil

Nos últimos anos, o Mercado de cervejas especiais no Brasil vem crescendo não apenas em volume, mas novas marcas surgem em todo o país. Desde 2010, o Clube do Malte® vem atuando no desenvolvimento e fortalecimento do mercado cervejeiro de maneira ampla com marcas globais no cenário nacional.

>>>Brewers Association divulga novos dados sobre Craft Beer, Confira! <<<

Com o objetivo de compreender o comportamento do consumidor de cervejas especiais no Brasil e dar suporte aos cervejeiros caseiros, importadores, distribuidores, aos gigantes do trade, e sobretudo, aos apreciadores de cerveja, em 2017, apresentamos a primeira edição do “Comportamento Cervejeiro Brasileiro: uma pesquisa sobre hábitos de consumo no país” um documento que reúne dados sobre estilo de vida, experiência, contexto situacional, disposição de investimento, estilos de preferência da bebida, marcas, clubes de assinatura e, por fim, personas.

Na primeira etapa, realizada entre os dias 1 e 22 de junho de 2017, foi elaborado um questionário online contendo 46 perguntas abertas e de múltipla escolha, enviadas por e-mail para a base de contatos do Clube do Malte além de alguns blogs parceiros. O resultado contou com 2876 respondentes válidos.

Após a coleta de dados quantitativos foi realizada uma análise descritiva. Em seguida, foram realizadas análises de regressão e de comparações de médias entre grupos visando explorar melhor as relações entre o perfil do consumidor e seus comportamentos de consumo.

A segunda etapa buscou, através de um novo questionário com 22 perguntas enviadas para a mesma base de participantes, um maior refinamento de informações tendo como resultado a definição de Personas, ou seja, grupos de pessoas com estilos de vida e comportamentos semelhantes na amostra. Na segunda etapa foram 466 respondentes válidos com coleta entre os dias 13 e 17 de novembro de 2017.

O mercado cervejeiro é múltiplo e repleto de nuances e sabores. Neste estudo, compreender quais os hábitos e costumes dos consumidores do mercado de cervejas especiais no Brasil foi uma das principais missões do Clube do Malte.

O Mercado e Comportamento Cervejeiro no Brasil

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra!

Baixar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Mas afinal, o consumidor brasileiro gosta do quê?

Com um olhar mais amplo sobre os dados obtidos, foi possível identificar que a iniciação das pessoas, no mundo das artesanais, começou através de uma Weissbier, para posteriormente, o estilo IPA passar a ser o mais aclamado pelos apreciadores. Estilo esse que no início era o mais rejeitado.

O local escolhido para as degustações semanais é o Ambiente Familiar cercado de Amigos. A medida em que se tornam mais engajados e conhecedores, o local preferido passa a ser os Bares Especializados. Movimento que possibilita ainda mais as experiências de degustação, que ampliam o repertório do(a) cervejeiro(a) tornando-os mais ecléticos em seu paladar.

Por fim, conhecemos diferentes Personas – consumidores ávidos por descobrir “velhos novos” sabores e que sempre encontram bons motivos para celebrar a vida.

Agradecemos desde já sua atenção e contamos com se apoio na divulgação desta pesquisa para que continuemos difundindo a cultura cervejeira e fomentando a apreciação desta milenar bebida.

Enfim, este é o nosso papel. E para você, qual o melhor jeito de tomar cerveja?

 

Relatório elaborado por Juliana Ceccatto, pesquisadora e mestre em               

Comportamento do Consumidor UFPR.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Clube do Malte

Escrito por Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!