De acordo com publicação da CNBC, a epidemia de coronavírus que se alastra pelo mundo tem afetado também o mercado de cerveja. Segundo relatório divulgado pela AB Inbev, grupo dono da Ambev e marcas como Budweiser, Stella Artois e Corona, os rendimentos da companhia caíram aproximadamente 10% no primeiro trimestre deste ano.
Isso representa uma queda de receita na faixa dos US$ 285 milhões somente no mercado chinês, que é equivalente a mais de R$ 1,3 bilhão na cotação de hoje (10/03/2020). Esse resultado é o pior trimestre da companhia na última década e significa um prejuízo nos lucros de US$ 170 milhões, ou quase R$ 800 milhões.
Bares fechados e relação do coronavírus e cerveja
As estimativas de vendas no Ano Novo Chinês, comemorado em época diferente da que estamos acostumados, não foram alcançadas. Isso porque restaurantes, bares e vários outros tipos de comércios permaneceram fechados ou com horários reduzidos para reduzir a disseminação do vírus, que já infectou mais de 100 mil pessoas em 94 países até o momento.
“Nosso negócio está diretamente ligado a restaurantes, à vida noturna, sair com amigos, e essa rotina está prestes a voltar ao normal. Estamos nos preparando para o aumento das vendas quandos as coisas voltarem à normalidade”, comentou Carlos Brito, CEO da AB Inbev, para a CNBC.
Outra especulação é que muitos consumidores estão relacionando a marca de cerveja Corona com o coronavírus. Conforme levantamento da YouGov, as pesquisas em buscadores na internet por “vírus da cerveja corona” e “cerveja coronavírus” aumentaram significativamente no período de expansão da doença, o que faz especialistas acreditarem que as pessoas estão deixando de comprar a cerveja por causa do vírus. Obviamente, a bebida não possui qualquer ligação com a doença.