in

Cerveja com inspiração nazista está sob investigação na Alemanha

A polícia alemã está investigando o dono de uma loja depois que uma cerveja com inspiração nazista, identificada com símbolos da era nazista, foi vendida por um varejista na cidade de Bad Bibra.

A cerveja, chamada “Deutsches Reichsbräu” (Cerveja Alemã Reich) chamou à atenção do público depois que o político local Götz Ulrich compartilhou em seu facebook uma foto da exibição da cerveja na loja, manifestando indignação.

“Sinto-me tão envergonhado”, disse ele, acusando os neonazistas de causar uma provocação exatamente no período de comemorações aos 75 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz.

Ulrich disse ainda à DPA News Agency que a pior coisa é que a cerveja fez bons negócios e está esgotada. “É um sinal devastador de que tantas pessoas não têm vergonha de tocar nisso e não se importam de jogar seu dinheiro em um neonazista”.

Símbolos nazistas são proibidos na Alemanha. Seu uso é ilegal se houver um vínculo claro com o nazismo ou outra ideologia de extrema direita. A cerveja Deutsches Reichsbräu traz no rótulo a águia do reino, a cruz de ferro (uma condecoração militar amplamente utilizada pelos nazistas) e uma tipologia gótica. O uso desses elementos individualmente não é proibido, mas a junção deles remete a uma estética nazista.

>>> Cerveja nos estádios de futebol – SIM OU NÃO? <<<

Além disso, há outras evidências que podem estar fazendo referência a era nazista. A cerveja com inspiração nazista é feita na cervejaria de Tommy Frenck, um ex-político de extrema direita. Ele foi candidato ao parlamento estadual da Turíngia em 2014, pelo Partido Democrata Nacional (NPD), considerado de extrema-direita.

Outra característica observada é em relação ao preço de venda da cerveja, que traz um tipo de mensagem subliminar em referência à extrema direita da Alemanha. Uma caixa dessa cerveja está sendo vendida por € 18,88. Como “A” é a primeira letra do alfabeto e H a 8ª, elas são usadas como código para “Adolf Hitler”, enquanto os 88 centavos representam duas letras H juntas, fazendo referência a “Heil Hitler”, saudação nazista usada na época.

A loja que vendia a cerveja pertencia à rede de franquias Getränke-Quelle, que divulgou na sexta-feira um comunicado quebrando sua parceria com a loja de Bad Bibra, onde a cerveja estava estocada e sendo vendida.

“O Getränke-Quelle em Bad Bibra não é administrado por nossos funcionários”, dizia o comunicado. “O franqueado local é independente e ele tem permissão para vender produtos sem nos consultar. Até hoje, não sabíamos nada sobre a venda da cerveja ‘Deutsches Reichsbräu’. Imediatamente entramos em contato com o gerente e exigimos a remoção do item da loja … Teremos nossa marca removida na próxima segunda-feira “.

Fonte: www.dw.com

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!