O colunista da revista BeerAdvocate, Andy Crouch, escreveu recentemente um artigo que vale a pena tirar alguns minutos para ler: Hazy Days and Brighter Futures. Crouch fala a respeito do quase monopólio das cervejas IPAs no mercado americano e, mais especificamente, das New England IPAs. Segundo ele, o debate empobreceu e praticamente se resume a discutir se uma cerveja é hazy o suficiente ou não.
Se tivermos que usar uma palavra para definirmos cerveja artesanal, essa palavra seria diversidade. A variedade de estilos, com todos as suas nuances, é o que faz essas cervejas tão atrativas. Quando colocamos ao lado uma Porter, uma Tripel e uma Berliner Weisse, nem parece que estamos falando de um mesmo produto, mas estamos. Todas são diferentes tipos de cerveja.
>> Novo Brazil – a cervejaria de brasileiros na America do Norte <<
No entanto, quando vamos a um bar, o que vemos? Mais da metade das torneiras são cervejas IPAs. Chegamos a um ponto em que até os monges da Spencer Brewery lançaram uma Juicy IPA.
Calma, calma. Não me entendam mal. O cara que escreve estas linhas (malditas, para alguns) é o mesmo que dirige mais de três horas para ir até Vermont comprar uma caixa de Heady Topper.
Eu sou o típico Hophead. Gosto de NEIPA, West Coast IPA, Session IPA, Double IPA, Brut IPA (assunto para uma próxima coluna) e etc. Mas também gosto de sair do lugar comum.
Rob Tod nunca esteve no lugar comum. Há mais de vintes anos, quando fundou a Allagash Brewing, esse ex-hippie de fala mansa e obstinação invejável manteve-se fiel ao seu propósito de montar uma cervejaria seguindo a tradição da escola belga.
A Allagash é hoje uma das poucas cervejarias nos Estados Unidos que se especializaram nas cervejas de estilo belga, desde a Allagash Saison até o seu carro-chefe, a Allagash White. Mesmo quando se aventuram em outros estilos eles continuam usando a levedura belga, como a Allagash Black, que é o que eles chamam de “belgian-stout”.
Hoje em dia todo mundo bebe Witbier, mas em 1995 era diferente. Seria muito mais fácil ter começado a cervejaria com uma IPA do que com uma cerveja nublada, com aroma de coentro e que muitos diziam que estava estragada. Hoje a Allagash está entre as cinquenta maiores cervejarias americanas e eu te garanto uma coisa: depois de experimentar a Allagash White você nunca mais vai querer saber da Blue Moon.
Cheers 😉
* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.