O pão e a cerveja constroem o mesmo tipo de complexidade no sabor e desenvolvimento da acidez, vem conferir
Hoje, a nossa harmonização tem muito em comum, afinal, a cerveja é o pão líquido. Além dos ingredientes, o processo de fermentação pode ser muito similar. O pão e a cerveja, quando produzidos por meio da fermentação selvagem, constroem o mesmo tipo de complexidade no sabor e desenvolvimento da acidez.
Harmonizações
Pão de fermentação natural ou sourdough e fruit lambic
O pão feito com levain, também conhecido como fermentação natural que possuem sabores complexos, acidez elevada e uma ótima digestão. Trabalhar com esse tipo de fermentação é um desafio para o padeiro que precisa ajustar a sua produção conforme o tipo de farinha, clima e a força do levain. Toda essa descrição parece até que estou descrevendo uma lambic, né? As notas frutadas desse estilo e sua acidez tornarão os sabores do pão ainda mais complexos.
Focaccia e Weizen
A focaccia é pão italiano muito saboroso, além da farinha água e sal temos o azeite e sal grosso, suas variações levam cebola, tomate cereja e até legumes. Vamos harmonizar a focaccia com uma cerveja de trigo de alta fermentação, sua carbonatação e refrescância irão equilibrar o sal e a untuosidade do prato.
Croissant e Dunkel
Pain au chocolat? Prefiro croissant e dunkel. De origem francesa, o croissant assim como a cerveja precisa de um controle extremamente rígido na temperatura da sua produção para ter bons resultados, além da manteiga e a sua encantadora forma de folhear a massa. As notas de tosta da Dunkel irão equilibrar a untuosidade do prato e trazer mais complexidade com as notas de caramelo e chocolate.
Baguete e Bohemian Pilsen
Não vou entrar na discussão da Baguete francesa ou italiana, independente da escolha teremos um pão crocante, leve e saboroso, assim como uma Bohemian Pilsen. Essa harmonização por semelhança traz refrescância para o prato e um toque de notas herbais.
Timtim.