Chegamos ao final de mais um ano com muitas coisas boas na bagagem. O mercado cervejeiro no Brasil evoluiu e caminhou alguns passos mais nesses últimos meses. Chegamos a marca de mais de 1000 fábricas de cerveja no país. Em outubro oficialmente instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Recentemente tivemos a divulgação do 1ª Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras, um estudo que mostra como está o mercado e nos direciona para ações futuras no segmento e varias de nossas cervejarias conquistando prêmios em competições fora do país, mais especificamente na Europa. Pensando nisso separamos essa lista com as principais conquistas de cervejas brasileiras premiadas na Europa nos últimos meses. Confira:
Brussels Beer Challenge 2019
Nessa competição realizada em Leuven, na Bélgica, 6 cervejarias brasileiras foram premiadas. Ao todo, foram duas medalhas de ouro, uma de prata, cinco de bronze e quatro certificados de excelência distribuídas entre as brasileiras. Os Certificados de Excelência são premiações dadas as cervejarias que não receberam medalha que possuem qualidade alta e estão no mesmo padrão das medalhistas, segundos juízes.
1 – A cervejaria Bamberg levou duas medalhas de ouro com a Altbier, na categoria Altbier e a Sepultura, na categoria Best Bitter. Ainda uma medalhe de bronze com a Bamberg Habanero Rauchbier na categoria Herb & Spice.
2 – Outra premiada foi a Brotas Beer, com as cervejas Brotas Beer Bock e Brotas Beer Red Ale, medalhistas de prata e bronze nas categorias Dunkel, Bock/Doppelbock e Irish Red Ale.
3 – A Cervejaria Backer, conquistou medalha de bronze na categoria Wood and Barrel Aged com menos de 10% de teor alcoólico, com a Bravo. E também recebeu Certificado de Excelência na categoria Wood and Barrel Aged com mais de 10% com a cerveja Reserva Sour Wood.
4 – A Lohn Bier recebeu medalha de bronze com a Carvoeira na categoria Herb and Spice.
5 – A cervejaria Noi também conquistou medalha de bronze com a Cioccolato Barile na categoria chocolate.
6 – A Cervejaria Bodebrown garantiu 3 Certificados de Excelência com a Brut Sour Blanc, La Grisette Supérior e Cavel Colinas de Pedra Black Brut Metodo Originale em Specialty Beer nas categorias Other Sour Ale, Italian Grape Ale e Specialty com mais de 7% de teor alcoólico.
European Beer Star 2019
Três cervejarias brasileiras foram premiadas nesta que é considerada uma das competições de cerveja mais prestigiadas do mundo.
1 – A Backer ganhou medalha de ouro na categoria Scotch Ale Wee Heavy com a cerveja Reserva.
2 – A cervejaria Lohn Bier conquistou medalha de prata na categoria Herb and Spice Beer, com a Carvoeira.
3 – A Noi ficou a medalha de bronze com a cerveja Cioccolato Barile na categoria Wood and Barrel Aged Strong Beer.