Com apenas 62 mil habitantes, a pacata cidade de Saint-Jérôme, localizada na província de Quebec, no Canadá, esconde a melhor cervejaria artesanal do país. Em escolha livre feita pelo público, a cerveja Dieu du Ciel! foi também definida como a quarta melhor cervejaria do mundo no RateBeer. “Deus do Céu!”: o nome da cervejaria representa bem a reação de quem experimenta seus rótulos pela primeira vez.
Além do retorno positivo do público, ela já foi alvo de elogios dos influentes cervejeiros da BrewDog, que descreveram a cerveja Dieu du Ciel! como “uma cervejaria para guardar no coração, que leva a cerveja a sério, é inventiva, fértil e muito original”. A cervejaria iniciou seus trabalhos no ano de 1998 e trabalha, até hoje, na mesma localidade. Seu co-fundador, Jean-François Gravel, colocou como principal meta a criação de cervejas que “liderem a inovação cervejeira”. Aparentemente isso vem funcionando, já que a própria BrewDog assumiu recentemente que busca uma série de patamares já atingidos pela cerveja Dieu du Ciel!, como o impulso destemido na criação, uma das marcas características da cervejaria. Com o lema de que toda cerveja produzida por eles deve ser perfeita para os amantes da bebida, os canadenses vem ganhando destaque entre as artesanais.
A fábrica conta atualmente com 19 rótulos, tendo vários deles com nomes bastante provocativos, como Rigor Mortis e Moralité. Algumas receitas são disponibilizadas apenas em chope, diretamente no bar da fábrica, localizado em Montréal. Em 17 anos de trabalho, a Dieu du Ciel! já lançou mais de 260 receitas, cada uma com a sua particularidade.
A cerveja Umami
Entre as curiosidades da cervejaria está a cerveja Umami, cerveja lançada em 2007 e que, infelizmente, teve sua comercialização descontinuada. O nome da cerveja remete ao que chamamos de quinto paladar, que acompanha doce, salgado, amargo e azedo. Umami, em japonês, significa algo como “delicioso” e foi a palavra escolhida para definir o quinto sabor sentido pela língua humana. A sensação é difícil de descrever, por isso, a Dieu du Ciel! criou a receita que traduziria, na prática, a sensação que temos dificuldade de perceber, mas que encontramos em alimentos como queijo parmesão, cogumelos e tomates.
A Dieu du Ciel! Umami era uma cerveja bastante frutada, contrastando com a suavidade do malte e cereais complementares, que garantiam um leve amargor à bebida. A receita levava uma quantidade enorme de cogumelos, que apareciam subitamente no paladar, revelando, finalmente, o procurado sabor Umami. Sabores defumados, um leve adocicado e um sabor seco no final ajudavam a percepção. Era impossível provar a Umami sem, finalmente, entender do que se trata o tão misterioso quinto paladar.
Se você quer ficar ainda mais por dentro das cervejas canadenses, confira aqui um Tour por Montreal, considerado um excelente destino cervejeiro na América no Norte.