cervejas do outono
in

Cervejas do outono na América do Norte

Impossível não se apaixonar pelo outono na América do Norte. A coloração das folhas de carvalho e bordo servem de pano de fundo para várias festividades e aventuras culinárias. A estação tem início em setembro, começo da temporada de futebol americano, o ápice no Halloween e se encerra, triunfalmente, no final de novembro, com o jantar de Thanksgiving (dia de Ação de Graças). Tecnicamente se estende até pouco antes do Natal, mas até lá já estaremos atolados de neve aqui em Boston. E por falar em outono, é impossível também não se apaixonar pelas cervejas do outono na América do Norte.

O outono também é conhecido como a época da colheita e as feiras de fazendeiros espalham-se pela cidade. Frutas, verduras e legumes diversos, principalmente o símbolo principal da estação: a abóbora, do Jack O’Latern.

Os lúpulos também são colhidos nesta época e é justamente quando algumas cervejarias lançam as famosas cervejas com wet-hops (lúpulos frescos, antes de serem processados). Um exemplo excelente é a Estate Homegrown Wet Hop Ale, da Sierra Nevada. Mas, voltemos às abóboras.

A Pumpkin Ale é a sazonal mais comum nesta época, seguida de perto pela Märzen/Oktoberfest. Quase todas as cervejarias artesanais produzem pelo menos um desses dois estilos típicos de cervejas do outono.

Eu confesso que não sou um fã ardoroso das pumpkin ales, mas existem honrosas exceções que me fazem questionar. Uma delas é a Imperial Pumpkin Ale da Weyerbacher. Essa cerveja é o que se espera de uma boa ale de abóbora. Hop heads, esqueçam os lúpulos. O malte caramelizado é o carro-chefe, mas, bem balanceado pelos aromas e sabores de abóbora e especiarias, como canela, noz-moscada e cravo-da-índia. Um cerveja forte (8% ABV), de sabores vigorosos, mas bem distribuídos.

Cerveja e doce? Confira 4 harmonizações para o seu Halloween

A Weyerbacher é uma cervejaria da Pensilvânia muito interessante que, inexplicavelmente, está fora do radar de muitos. A produção tem crescido bastante nos últimos anos, com uma distribuição bem concentrada na costa leste. Na próxima viagem, fique de olho. Não importa se você vai visitar a Disney, a Casa Branca ou a Estátua da Liberdade, sempre haverá a oportunidade de experimentar uma boa cerveja da Weyerbacher .

Cheers 😉

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam