O pão e o pão líquido

Nada poderia ser mais clássico que uma harmonização de pães com cerveja! A similaridade dos ingredientes, a fermentação espontânea ou não, e a variação quase infinita de sabores é o que torna o pão e a cerveja irresistíveis desde a mesopotâmia. Ah, tem mais uma coisa em comum, são inimigos do imediatismo e quanto mais demora pra ficarem prontos… mais complexos os resultados.

A harmonização tem o poder de transformar a simplicidade de um prato e uma bebida em uma experiência completa, realçando o melhor dos dois lados e, é claro, que isso pode ser feito desde um prato com estrela Michelin até com um bom e tradicional pedaço de pão. Afinal, por que esperar para amanhã o pão que você pode sovar e a cerveja que você pode beber hoje?!

Baguete francesa

Farinha, água e sal são os ingredientes suficientes para uma boa baguete francesa. No sabor uma leve acidez proveniente da fermentação e um perfeito equilíbrio que merece uma cerveja tão elegante quanto. A dica é a Bohemian Pilsener, refrescante e equilibrada com notas leve de malte e lúpulo.

Pão australiano

Não é à toa que o pão australiano é tão saboroso, além do trigo é usado farinha de centeio, mel e cacau na sua composição. E para harmonizar com seu sabor adocicado e notas de cacau vamos de Doppelbock, com suas notas de toffee, casca de pão e amargor equilibrado.

Pão de alho

Mais disputado que a picanha do churrasco, o pão de alho é uma paixão para os brasileiros, assim como a NEIPA para os cervejeiros. As notas frutadas da New England IPA irão trazer refrescância, e o amargor realçar as notas picantes.

Pão de azeitonas

Eu não diria que esse pão é popular, azeitona divide opiniões na mesa, mas ainda assim vale a pena experimentar. O pão feito com azeitonas e azeite de oliva tem o sabor intenso e o sal bem acentuado, o dulçor e a refrescância de uma Weizen traz equilíbrio e suaviza a untuosidade.

Mão na massa e cerveja no copo, cheers!

Receita de Tempurá de legumes na cerveja Witbier

Ingredientes: 1 unidade de cenoura; 1 unidade de batata; 1 unidade de repolho; 1 unidade de cebola; Sal e pimenta do reino a gosto. Massa: 1 cerveja Witbier Blue Moon; 1 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de amido de milho; 1 colher de chá de glutamato monossódico (ajinomoto).

Conheça o estilo Bière de Garde

O estilo Bières de Garde faz parte da família de Farmhouse Ales junto com os estilos Saison e Table Bier. O nome da família já entrega dicas de sua origem, os estilos eram produzidos nas antigas cervejarias de fazenda no período de queda da curva da colheita nos campos. O