Você sabe o que é uma cerveja IPA? Assim que entrei no mundo das cervejas artesanais, identificar a diferença entre as cervejas IPA, isso por esse estilo tem diversas variações: American IPA, New England IPA, ou Double IPA era um verdadeiro desafio. Ao longo das degustações vemos que não é tão impossível assim e que entre elas você vai encontrar uma preferida.
Esse estilo potentes de amargor são produzidos por grande parte das cervejarias Brasileiras e muitas vezes acabam sendo o primeiro contato das pessoas com as cervejas artesanais e a prova disso é que você já ouviu alguém dizer “eu não gosto de cervejas artesanais porque são amargas”. Mas isso pode ser mudado e já que a gente gosta de uma boa cerveja lupulada, hoje eu trouxe a quatro dicas de variações do estilo IPA para você!
English India Pale Ale
Nesse estilo, o amargor intenso de 35/63 IBU (unidade de amargor) acompanha as notas de lúpulo inglês com características herbais e terrosas no aftertaste além dos aromas florais proveniente do lúpulo e ésteres frutados da fermentação.
Brooklyn East IPA

American IPA
A versão americana recebeu um toque a mais de intensidade no amargor que pode chegar até 70 IBU, e também um teor alcoólico mais elevado. O lúpulo americano traz notas florais e cítricas bem evidentes no aroma e sabor, muitas vezes remetendo a toranja, manga rosa e maracujá.
Sunset Aggro Bear IPA

Imperial ou Double IPA
Nesse estilo os lúpulos americanos e ingleses podem ser utilizados, o importante é a intensidade de amargor que pode chegar a 100 IBU e um teor alcoólico de até 10,6%, mas em equilíbrio com o malte.
Sierra Nevada Hop Bullet Double IPA

Session IPA
As cervejas do estilo Session IPA são versões mais suaves em amargor e teor alcoólico do que seu estilo original. Elas são uma excelente pedida para quem quer iniciar pelo mundo das cervejas amargas.
Lohn Bier Session IPA







