Saiba como harmonizar cervejas escuras

Vamos explorar sabores que potencializam o que esses rótulos têm de mais interessante

Vamos explorar sabores que potencializam o que esses rótulos têm de mais interessante

Há uma enorme variação de cervejas escuras no mercado, mas apesar da cor parecida, cada estilo proporciona uma experiência diferente. Muito se engana quem associa a cor da cerveja ao corpo, por exemplo, já que algumas cervejas escuras podem ter corpo leve e sabores que variam desde um leve caramelo até tostas que remetem à cinza. Vamos explorar essa variação e trazer harmonização que potencializa o que esses rótulos têm de mais interessante

Schwarzbier 

Estilo de cerveja alemão que possui uma coloração marrom escura e notas que remetem a caramelo, toffee e até chocolate. esse estilo não possui notas de tosta intensas que remetem a queimado, o seu teor alcoólico também não é alto e o seu sabor pode lembrar um cafezinho coado em casa, perfeito né? Para harmonizar, um chocolate meio amargo vai transformar essa bebida em uma sobremesa completa, nessa harmonização a tosta do cacau se complementa com as notas caramelizadas do malte. 

Dry stout

A clássica dry stout é um estilo que utiliza cevada em muitas das suas versões. O malte torrado é nítido, no sabor podemos encontrar caramelo e café acompanhado por um aftertest amargo e seco. A adição da cevada confere a adstringência típica do rótulo acompanhada de acidez. Para harmonizar vamos equilibrar o teor de untuosidade e salinidade do presunto de Parma com as notas de tosta da cerveja.

Muito se engana quem associa a cor da cerveja ao corpo, por exemplo, já que algumas cervejas escuras podem ter corpo leve e sabores que variam desde um leve caramelo até tostas que remetem à cinza.

Sweet stout

Nossa sobremesa é em forma de cerveja. A sweet, milk ou cream stout são cervejas que normalmente levam adição de lactose na produção, o que proporciona uma cerveja extremamente cremosa.  Seus sabores e aromas remetem à tosta, chocolate e café, muitos rótulos acrescentam baunilha, frutas ou especiarias. Vamos harmonizar esse estilo com queijo Canastra. A torta basca, cheesecake ou San Sebastian São a prova que queijo acompanhado de geleias, chocolates e coberturas é uma combinação perfeita, nesse caso o acompanhamento do nosso queijo é a cerveja. 

Doppelbock 

Uma versão mais intensa da clássica bock. Esse estilo de cerveja de origem alemã, cujo nome carrega muita história e simbologia, é uma cerveja marrom, com notas intensas de malte no aroma e no sabor e notas que remetem a toffee e caramelo. Vamos harmonizar com uma carne grelhada de Carneiro, intensificando a caramelização da carne e equilibrando a untuosidade com o teor alcoólico do estilo. 

Tim Tim.