Sabe comprar e degustar um bom queijo?
Como boa mineira e queijólatra, sempre que me deparo com dicas e outros assuntos relacionados a queijo gosto de conhecer e esmiuçar.
Estive com dois especialistas ano passado que me passaram algumas informações úteis que quero compartilhar com você. São eles: o veterinário mineiro, especialista em queijos artesanais de leite cru e consultor Elmer Almeida e o mexicano Carlos Yescas, diretor da cheesecoalition e um dos maiores defensores do queijo artesanal no mundo.
Eles me ensinaram, respectivamente, como escolher o queijo na hora da compra e como degustá-lo de forma diferente..
Na hora de comprar
Elmer me contou que a compra do queijo de leite cru requer cuidados. O ideal é que se conheça a origem do produto porque este tipo de queijo, enquanto fresco, pode ter bactérias patogênicas que podem fazer mal a quem degustá-lo.
Felizmente, em Minas Gerais temos vários produtores com certificação espalhados pelo estado. Mas para aqueles que não conseguem comprar esta iguaria direto da roça, a dica é procurar por queijos maturados que podem ser encontrados nos empórios e mercados, já que a qualidade em termos de segurança alimentar é maior.
Durante a maturação ocorre uma série de processos físicos, bioquímicos e microbiológicos que alteram a composição química dos queijos, principalmente quanto a ao seu conteúdo em açúcares, proteínas e lipídeos. Ela é realizada em câmaras com controle de temperatura e umidade.
Agora aprenda como degustar um bom queijo
Já Carlos Yeskas me ensinou uma forma bem diferente de apreciar o queijo. Achei tão interessante que preferi gravar um vídeo e colocar no canal do Youtube do Portal do Queijo:
Mas também vou te explicar aqui o passo a passo:
Segure o queijo e corte um pequeno pedaço. Em seguida, amasse-o em suas mãos e faça uma pequena massa para abrir o aroma do queijo. Com a mesma massa, faça uma pequena concha com sua mão e segure-a perto do nariz. Agora cheire-o profundamente.Novamente, com a mesma mão, pegue o queijo – um pedaço maior – e leve-o à boca. Ao degustá-lo e após engolir, abra um pouco sua boca para sentir um sabor mais completo.
Espero que goste dessa dica! Quer saber mais sobre queijos, confira no Porta do Queijo.
Até a próxima.